Postado dia
08/jul
Em
Qualidade de Vida
Veja nossas dicas para aumentar a imunidade nessa época do ano
É comum que no inverno a nossa imunidade fique fragilizada. Com a baixa temperatura durante a estação, o nosso corpo acaba dedicando mais energia na manutenção da temperatura corporal, o que reduz a potência e eficiência de defesa do sistema imunológico.
Separamos uma lista para ajudar você a identificar se o seu sistema imune está fragilizado ou não.
5 sinais de que a sua imunidade está baixa
- Sono excessivo
Sentir sono em horários e momentos fora do comum, mesmo após uma longa noite bem dormida, é um sinal de que algo não vai bem.
- Fraqueza
Se você se sente fraco constantemente, deve ficar de olho na sua alimentação e consultar um médico, pois a sua imunidade pode estar baixa.
- Doenças e infecções frequentes
Quando o sistema imune não está trabalhando corretamente, ficamos suscetíveis a doenças e infecções. Elas podem ocorrer repetidas vezes e sem razões aparentes. Gripes e resfriados se tornam mais comuns, o que é um alerta sobre a sua imunidade.
- Dores de cabeça
Dores de cabeça acompanhadas de mal-estar podem ocorrer por diversos motivos, mas quando a sua imunidade está baixa elas se tornam um padrão.
- Queda de cabelo
Outro sinal de que a sua imunidade está fragilizada é o aumento da queda de cabelo. Isso mostra que o seu corpo está deficiente de vitaminas e minerais, ocorrendo a perda dos fios.
Alimentos para aumentar a imunidade
Não é segredo que a alimentação tem uma forte ligação com a nossa imunidade, não é mesmo? Há alimentos que devemos consumir com mais frequência para manter o sistema imune forte e saudável.
Ômega-3: sardinha, salmão, arenque, atum, sementes de chia, nozes e linhaça.
Probióticos: iogurte natural, leite fermentado tipo kefir ou Yakult para o equilíbrio da flora intestinal.
Zinco: carne bovina, frango, peixe, fígado, gérmen de trigo, grãos integrais, castanhas e amendoim.
Vitamina C: laranja, abacaxi, limão, morango, melão, mamão, manga, kiwi, brócolis, tomate, melancia e batata com casca.
Esses alimentos possuem os elementos necessários para manter um sistema imunológico rico e, consequentemente, fortalecido. Há também a possibilidade de suplementação para ajudar a potencializar os efeitos ou suprir a falta que há de alguns deles na dieta. Veja aqui os produtos exclusivos da Miligrama para o aumento da imunidade.
5 coisas que prejudicam a sua imunidade
Se você quer ter uma imunidade alta não só no inverno, mas o ano todo, é fundamental que você evite alguns hábitos nocivos ao sistema imune. Você sabe quais são esses hábitos?
Fumar: O cigarro afeta a saúde geral do indivíduo, enfraquece os pulmões, mucosas e o sistema imunológico. Fumantes são mais suscetíveis a uma imunidade fragilizada.
Dormir pouco: A privação do sono causa estresse e uma pessoa estressada tem a imunidade prejudicada devido à liberação de cortisol e adrenalina. O excesso desses hormônios desequilibra o sistema imunológico, inibindo as células do sistema imune.
Comer fast-food e industrializados: Esses alimentos contém substâncias que promovem a inflamação do organismo.
Álcool em excesso: A bebida alcoólica consumida de forma exagerada pode causar danos ao fígado, hipertensão e danos cardiovasculares. Além disso, é um fator de risco para o aumento de doenças infecciosas.
Medicamentos sem prescrição: O uso de medicamentos sem prescrição médica ou o uso indiscriminado de imunossupressores e corticoides contribui para o enfraquecimento do sistema imunológico, pois eles atuam diminuindo a resposta do corpo.
Como melhorar a imunidade
Uma imunidade alta e estável pede hábitos saudáveis tanto na alimentação como na rotina. É recomendado evitar estresses desnecessários e alimentar-se de forma mais natural, com uma dieta rica em zinco, vitaminas, ômega-3 e probióticos.
Na Miligrama, você encontra tudo o que precisa para manter o sistema imunológico sempre alto, inclusive o exclusivo Imune by Kaminski, um composto natural indicado para o reforço do sistema imunológico, auxiliando na prevenção e tratamento de gripes e resfriados.
Essa matéria foi útil para você? Acompanhe nosso blog para mais textos como este!
Leia mais:
A importância das férias no tratamento contra a imunidade baixa