É normal ocorrer um período de queda dos cabelos na fase de repouso do ciclo de vida capilar. Mas quando essa queda se torna intensa, serve como um sinal de alerta para um problema mais sério e comum, que é o eflúvio telógeno.

O que é eflúvio telógeno?

Quem sofre com eflúvio telógeno percebe uma grande perda de cabelo ao lavar, pentear, nos ambientes onde está ou ao passar as mãos. Essa condição pode ocorrer três meses após o evento desencadeador e durar de 6 a 9 meses, dependendo do caso. O eflúvio é dividido em duas categorias, como explicaremos a seguir:

Eflúvio telógeno agudo

A causa desse problema está relacionada a algum fator que ocorreu três meses antes do início da queda. O período de preparação para a queda leva cerca de dois a três meses. Após esse tempo, os fios caem e, por isso, em vez de cair 50 a 100 fios por dia, cai o dobro ou mais. As principais razões são: estresse, medicamentos, dieta restritiva, pós-parto, cirurgia, doenças infecciosas ou metabólicas.

Eflúvio telógeno crônico

Ocorre de forma repetida e espaçada, acontecendo uma ou duas vezes ao ano ou a cada dois anos. Isso depende muito do caso, e o diagnóstico da causa da queda é difícil, mas geralmente está ligado a doenças autoimunes. A pessoa tem períodos com pouco volume e cabelos curtos, sendo difícil manter alguma uniformidade por longos períodos.

É possível prevenir?

Infelizmente, não é possível prevenir. Por isso, é sempre bom observar a quantidade de fios de cabelo que caem por dia e as condições gerais de saúde. É importante consultar regularmente um médico e fazer exames para receber o tratamento adequado. O Minoxihard loção capilar pode ser um grande aliado nesse caso, pois sua fórmula exclusiva da Miligrama Farmácia de Manipulação ajuda a controlar a queda e contém Trichoxidil, um ativo três vezes mais potente que o minoxidil.