fevereiro roxo e laranja

Saiba por que existem duas cores para a campanha de conscientização do mês de fevereiro e a importância dessas iniciativas 

Outubro rosa, novembro azul… Você já conhece as principais campanhas de conscientização do ano. Mas você já ouviu falar em um mês com duas campanhas? É o fevereiro roxo e laranja. Conheça tudo sobre a ação e seu significado! 

Por que fevereiro roxo e laranja?

Vamos começar do começo: afinal, por que existem duas cores para um só mês? 

Bom, só temos doze meses no ano, e com certeza existem muito mais do que doze temas de interesse para campanhas de conscientização.   

Por isso, fevereiro foi escolhido para dar atenção a dois temas bem importantes: a leucemia e as doenças sem cura.  

Confira mais sobre cada uma delas! 

Fevereiro roxo

Essa campanha busca conscientizar sobre não apenas uma doença, mas três: o Alzheimer, a fibromialgia e o lúpus.  

O que essas doenças têm em comum é que as três são crônicas e incuráveis. 

A grande intenção do fevereiro roxo é gerar informação e destacar a importância de um diagnóstico precoce para esses casos. Conheça mais sobre essas doenças. 

Alzheimer

A doença de Alzheimer é um pouco mais conhecida, e é caracterizada por ser uma doença degenerativa, que tem como sintomas a perda de memória e também a falta de coerência na fala. 

É comum associar essa doença a quem é mais velho, mas a doença também pode aparecer antes da terceira idade para quem tem casos na família. 

Quando diagnosticada cedo, a doença de Alzheimer pode ser tratada com terapia e também medicamentos para retardar os efeitos. 

Lúpus Eritematoso Sistêmico

Chamada normalmente só de Lúpus ou LES, essa doença inflamatória e autoimune afeta diversos órgãos do corpo. 

As doenças autoimunes são doenças caracterizadas quando o nosso sistema imunológico ataca o próprio corpo. 

É uma doença mais comum em mulheres, e que tem sintomas que vão da febre e inflamação da pele até dificuldade ao respirar.  

A biópsia pode detectar a doença, e dessa forma pode ser feito um tratamento com medicações sistêmicas.  

Fibromialgia

A fibromialgia, por sua vez, é uma síndrome menos conhecida que causa dificuldades cognitivas, alterações de memória e dor muscular crônica. 

O diagnóstico precoce é feito investigando o histórico familiar e o exame físico. Dessa forma, é possível tratar com medicamentos, atividade física e acompanhamento psicológico. 

Fevereiro laranja

A cor laranja, por sua vez, é escolhida para a campanha de conscientização acerca da leucemia, o câncer na medula óssea, e também da doação de medula. 

Desde 2005, a União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) estabeleceu o dia 4 de fevereiro como o Dia Mundial do Câncer.  

Leucemia

A leucemia é um dos tipos de câncer mais comuns em homens e mulheres – o Instituto Nacional do Câncer (InCA) aponta que somente em 2022 mais de 10 mil casos novos de leucemia devem ser diagnosticados. 

A leucemia começa na medula óssea, acumulando células doentes que substituem as células sanguíneas normais. Assim, ela pode se espalhar pelo corpo através do sangue, causando anemia, infecções e até hemorragias. 

O diagnóstico e o tratamento são importantíssimos para essa doença, que pode ser de diversos tipos – daí o porquê de diagnosticar. 

Para tratar, é possível fazer quimioterapia, radioterapia e também o transplante de medula. 

Transplante de medula óssea

A doação de medula óssea é importantíssima para o tratamento de quem é acometido com a leucemia. 

Para que o transplante seja efetivo, é necessário ter um doador compatível – essa chance é baixa, e por isso é tão importante que cada vez mais pessoas doem. 

Podem doar adultos entre 18 e 55 anos com boas condições de saúde e que não estejam em tratamento de um câncer. Além disso, é necessário não ter doenças no sangue, no sistema imunológico ou doenças infecciosas. 

É só se cadastrar em um banco de sangue. Primeiro, será feita a coleta de 5ml de sangue para testes de compatibilidade. Assim, o doador fica cadastrado e será chamado quando houver um paciente da lista de espera que seja compatível. 

Conscientizar-se sobre essas doenças é o primeiro passo para tratá-las! Para mais dicas e informações para a sua saúde como essa sobre o fevereiro roxo e laranja, confira o blog da Miligrama.