Postado dia
07/out
Em
Saúde
A gravidez é um momento muito importante e requer cuidados especiais, como manter o bom nível de vitamina D. Neste período, o corpo está se transformando para receber o bebê. Por isso, é fundamental, para a mãe e o bebê, que o organismo esteja em equilíbrio e saudável.
É comum os médicos recomendarem uma alimentação saudável ou suplementação, para que o corpo usufrua dos benefícios de vitaminas e minerais. É o caso da vitamina D, um nutriente essencial que fortalece o sistema imunológico e ajuda no funcionamento osteomuscular.
Ainda mais para as mulheres grávidas. Estudos já revelaram a sua importância, como você saberá no conteúdo logo abaixo. Antes de mais nada, é preciso esclarecer que a vitamina D é considerada um hormônio esteroide. Porém, por ser parecida com as vitaminas, foi batizada de vitamina D quando foi descoberta.
Quais são os benefícios da vitamina D na gestação?
Nas gestantes, o bom nível de vitamina D ajuda a diminuir os riscos de abortos espontâneos, de pré-eclâmpsia e ajuda no correto desenvolvimento da placenta. Como a vitamina ainda ajuda na liberação da insulina, é uma ótima aliada para evitar a diabetes gestacional. Também proporciona benefícios para o bebê, como no ganho de peso e na prevenção de doenças autoimunes e alérgicas.
Como já dissemos anteriormente, a vitamina D modula a resposta imunológica e quando está baixa, o corpo reconhece a gravidez como algo suspeito, o que pode fazer a gestação não ser perfeita.
Vitamina D e cálcio
A vitamina D ajuda no metabolismo do cálcio. O mineral é extremamente importante até o terceiro trimestre da gestação, pois nessa fase é que acontece o desenvolvimento dos ossos fetais.
-
Saiba mais sobre estrias na gravidez e como fazer para tratá-las
-
Veja os sinais estéticos de que a sua saúde não está bem
Toda grávida deveria suplementar?
Sim, segundo documento oficial da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), disponível online, é recomendada a suplementação para todas as gestantes e lactantes.
Aliás, a vitamina D é boa até as tentantes, porque ajuda na fertilidade. Por isso, é sempre bom checar os níveis antes e iniciar a reposição dessa vitamina D.
Onde encontrar?
Presente em alimentos como peixe, frutos do mar, cogumelos, ovos e laticínios, a vitamina D ajuda com o bom funcionamento das células do corpo e na produção de cálcio e fosfato.
Além da alimentação, é possível obter vitamina D da exposição solar e com suplementação.
A Farmácia de Manipulação Miligrama conta com suplementos para ajudar as futuras mamães e gestantes. Você encontra Vitamina D3 5.000UI, Vitamina D3 10.000UI, solução de vitamina D3 e essa vitamina no composto Imunovitae. Lembre-se: antes de iniciar a suplementação, é fundamental procurar seu médico para ver se realmente há necessidade e as doses indicadas.