Postado dia
10/mar
Em
Beleza e Estética
Saiba as possíveis causas e também como solucionar esses problemas das unhas
Seja para quem gosta de usar esmalte ou para quem é mais básica, o cuidado com as unhas é tão importante quanto cuidar da pele e do corpo todo. Para quem já sofreu com unhas quebradiças e descamando, sabe o tamanho desse problema. Mas calma: fique tranquila e confira nossas dicas!
O que fazer com as unhas quebradiças e descamando
Antes de tudo, é importante identificar o seu problema. Embora possam ser quadros parecidos, ter as unhas quebradiças é diferente de ter as unhas descamando.
Saiba o que fazer para cada caso.
Unhas quebradiças: o que fazer?
Causas
As unhas enfraquecem e ficam quebradiças quando há baixa concentração de nutrientes e vitaminas no nosso organismo, o que pode estar relacionado à alimentação ou também anemia ou problemas na tireoide.
A anemia é caracterizada pela falta de glóbulos vermelhos no corpo, que reduz o nível de oxigênio levado para os órgãos – entre eles as unhas.
Já o hipotireoidismo é a alteração na glândula da tireoide, que não produz hormônios suficientes e faz com que os nutrientes não cheguem nas unhas.
O uso de produtos de limpeza também pode fazer mal às unhas, já que contam com abrasivos na composição.
Por fim, o hábito de roer unhas também as deixa mais fracas, pois facilita a ocorrência de microtraumas.
Soluções
Para resolver esse problema, é importante entender a causa correta. Por isso, conte com um médico dermatologista para identificar a causa para o seu caso.
Não é nem necessário dizer: se você está comendo mal, é importantíssimo procurar uma alimentação balanceada. O consumo de todos os nutrientes em quantidades adequadas e com equilíbrio vai ajudar a manter a saúde, das unhas e de todo o corpo.
Para o caso de unhas mais sensíveis aos materiais de limpeza, a dica é usar luvas para as tarefas diárias.
Caso você roa unhas, uma solução é manter as unhas sempre cortadas e lixadas, ou até mesmo pintadas com esmaltes específicos para manter a boca afastada dos dedos.
Por fim, se o seu problema tiver relação com alterações na tireoide ou anemia, é importante conversar com um médico para tratar não só as unhas mais a doença como um todo.
Unhas descamando: o que fazer?
A descamação das unhas é caracterizada pelo desprendimento das camadas superficiais das unhas nas extremidades.
Ela pode ou não estar acompanhada da fraqueza nas unhas, ou seja, da quebra. Mas alguns sintomas e causas são diferentes.
Causas
Dentre as causas para as unhas descamarem, está também a falta de nutrientes (em especial vitaminas D, B e A) e o contato com produtos de limpeza.
Mas a descamação pode ser, também, um indicativo de doenças, além da anemia e do hipotireoidismo já citados.
O estresse é um deles, já que gera alterações hormonais e deixa as unhas mais fracas.
Por fim, outro problema é a psoríase, uma doença inflamatória que afeta a pele, mas que também pode afetar as unhas e descamá-las.
Soluções
Para o caso da falta de nutrientes e produtos de limpeza, é só seguir as mesmas dicas citadas anteriormente.
Já se a descamação das suas unhas estiver relacionada a algumas doenças, o melhor é falar com o seu médico dermatologista para identificar exatamente a doença e como ela está afetando as unhas.
Dica extra: fortalecimento das unhas
Independentemente do motivo para as unhas quebradiças e descamando, uma dica que vai ajudar em todo o caso é fortalecer as unhas.
Isso passa pela hidratação, com o uso de cremes hidratantes e também bases fortalecedoras de unhas.
Outra ótima forma é fazer uso de medicamentos e manipulados para fortalecimento das suas unhas.
Pronto! Agora você já sabe como lidar com esses problemas. Gostou das dicas? Acesse o blog da Miligrama para conferir mais conteúdos como este!