Uma boa noite de sono é importante para a saúde, e pode impactar diretamente na performance

A importância do sono é debatida há muito tempo e é consenso que dormir melhor é benéfico para nossa saúde. Mas será que o sono tem um impacto grande na vida de quem treina e se exercita constantemente?

Neste material da Farmácia Miligrama, aprenda qual é a relação entre o sono e o desempenho físico e como garantir que os dois estejam funcionando bem. Confira!

Porque é importante dormir bem

A nossa saúde depende do bom funcionamento do organismo. Esse funcionamento, por sua vez, tem como parte fundamental o momento do sono.

Muito além do que só “descansar o corpo e a mente”, o sono serve para que o corpo produza e libere diversos hormônios, entre eles o GH, o hormônio do crescimento. Outra substância importante para quem faz exercícios e que é produzida no sono é a leptina, um hormônio que controla a sensação de saciedade. 

O que vai acontecer se eu não dormir

Seja privando-se de dormir ou restringindo as horas de sono, o corpo sofrerá diversas perdas. Confira alguns dos problemas:

  • Diminuição da função motora
  • Diminuição da ação do sistema imunológico
  • Aumento do risco de lesões e acidentes
  • Aumento exacerbado do apetite

Leia mais: Dicas para uma boa noite de sono

O sono e os músculos

Além de todos os problemas citados, a privação ou restrição do sono pode defasar o músculo, prejudicando sua capacidade de gerar força.

Isso acontece porque a saúde dos músculos está ligada a liberação de hormônios. Com menos hormônios, há menos síntese de proteínas e, portanto, menos força nos músculos.

Quer melhorar o sono? Siga as dicas!

  • Evite cochilos longos;
  • Procure padronizar as horas de dormir e acordar;
  • Considere o uso de ativos que auxiliam na qualidade do sono, como o Sono Anabólico By Kaminski;
  • Mantenha os exercícios em dia.

Agora que você conhece as principais ameaças de uma noite mal dormida para a saúde e o desempenho, acesse o site da Farmácia Miligrama para conhecer nossos produtos que podem ajudar a melhorar seu sono e sua saúde.