Postado dia
22/out
Em
Qualidade de Vida
Conheça as principais causas e maneiras de evitar a obesidade em crianças
A obesidade infantil é um problema grave e cada vez mais comum ao redor do planeta. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade é um dos principais desafios para garantir a saúde e qualidade de vida das crianças e adolescentes. Mas afinal, o que fazer para prevenir esse mal?
Confira o conteúdo especial que a Farmácia Miligrama preparou para você abaixo e tire suas dúvidas!
Afinal, o que é obesidade infantil?
A obesidade infantil é considerada uma doença crônica, que pode ser causada por fatores genéticos, comportamentais e ambientais. Sua principal característica é o excesso de peso, que pode causar uma série de problemas de saúde para as crianças e adolescentes.
Por isso, a obesidade é tratada pela OMS como uma das atuais epidemias mundiais e deve ser combatida rapidamente.
As principais causas da obesidade infantil
As crianças podem ser afetadas por esse problema da mesma forma que os adultos. Portanto, fatores como alimentação ruim, falta de exercícios físicos e condições genéticas estão entre as principais causas da obesidade infantil.
Além disso, o processo de urbanização no mundo contribuiu muito para o agravamento do problema. Isso porque, com a rotina agitada das grandes cidades, é cada vez mais comum a ingestão de alimentos prejudiciais à saúde, o aumento do estresse e a diminuição de exercícios básicos como a caminhada, por exemplo.
Como evitar esse problema?
Para prevenir que os pequenos se tornem obesos ou adultos que sofram com o excesso de peso, é possível tomar uma série de medidas. A primeira e uma das principais delas começa ainda no útero, com exames de rotina para acompanhar o desenvolvimento da criança. Depois do nascimento, também é fundamental manter consultas regulares para a criança, que ajudam a detectar problemas que podem desencadear a obesidade infantil.
Além do acompanhamento médico, existem outras maneiras para evitar o surgimento dessa doença crônica. Confira abaixo as principais formas de prevenção:
- Estimular a prática de brincadeiras e exercícios físicos entre as crianças;
- Evitar o consumo e oferta de alimentos prejudiciais, como frituras, refrigerantes e itens industrializados;
- Priorizar o consumo e oferta de alimentos frescos e naturais;
- Diminuir a oferta de alimentos com alto teor de açúcar;
- Reduzir o tempo dos pequenos em atividades sedentárias, como assistir televisão e jogar videogame;
- Introduzir alimentos saudáveis na dieta diária.
Gostou de saber mais sobre as causas e maneiras de prevenir a obesidade infantil? Então continue acompanhando o blog da Farmácia Miligrama e confira mais materiais como este!