Postado dia
19/out
Em
Saúde
Afinal, o que é herpes labial? Trata-se de uma infecção causada pelas cepas do vírus do herpes simplex. Ela causa lesões incômodas e dolorosas na boca.
Aqui neste post, compartilhamos tudo o que você precisa saber sobre a doença. Herpes labial é contagioso? Tem cura? Continue a leitura para descobrir!
O que causa a herpes labial?
Assim como dissemos, a herpes é um vírus. Nesse sentido, sua forma de transmissão é por meio de contato com fluidos contaminados. Ou seja, o vírus atravessa a pele e se instala no organismo. Normalmente, quando adquire-se o vírus da herpes, a doença não se manifesta no primeiro momento e na maior parte do tempo.
Porém, existem alguns fatores que podem fazer com que o vírus se desenvolva. Por exemplo, os principais são forte estresse, exposição solar intensa, doenças do sistema imune, pequenas infecções, uso de antibióticos e baixa imunidade.
Além disso, ainda é possível que algumas pessoas carreguem o vírus, mas nunca manifestem a doença.
É importante dizer que a herpes labial não tem cura, o vírus permanece no organismo e a doença pode se manifestar ou não.
Quais são os sintomas?
Em algumas pessoas os sintomas podem ser leves e até passarem despercebidos. Mas durante a primeira crise é comum apresentar:
- Febre
- Gengivite
- Dores de cabeça
- Dores e inchaço na garganta
Ele pode causar muita coceira, formigamento e ardor no local, além de úlceras ou bolhas na região da boca ou nas genitais.
Herpes labial é contagioso?
Sim! As feridas são contagiosas enquanto há a presença de bolhas e pode se espalhar pelas gotículas de saliva, beijos, ao compartilhar objetos de uso pessoal e utensílios de cozinha, como talheres ou copos.
Qual é a importância da vitamina D na gestação?
Veja os sinais estéticos de que a sua saúde não está bem
Como prevenir?
Para se proteger da herpes labial, é preciso mudar hábitos e adotar cuidados no dia a dia. Evite levar a mão na boca se ela não estiver higienizada. Não compartilhe objetos pessoais, como batom, escova de dentes, toalha entre outros. Também evite compartilhar ou provar comida de outras pessoas, como picolé e pirulito. Outro conselho é não beijar pessoas com feridas na boca.
Herpes labial e genital são a mesma coisa?
Agora são considerados a mesma coisa, então a resposta é sim. O herpes labial e genital são muito semelhantes, se manifestam de maneira igual e são da mesma família do vírus. O número de casos de herpes genital aumentou por causa das relações sexuais orais.
Qual é o tratamento para herpes labial?
Como a herpes é uma doença que não tem cura, o tratamento é para amenizar os sintomas das crises. Como é o caso da pomada Calm Lips e a homeopatia Calm Lips oral.
Outra forma é consumir alimentos ou suplementar com lisina para ajudar a evitar novas crises. Esse aminoácido ajuda a fortalecer o sistema imunológico e diminui a ação da arginina que ajuda na replicação do vírus.
Além disso, manter a imunidade alta é imprescindível para evitar que novas crises ocorram. A Miligrama tem suplementos como Imune Force e Imune que vão auxiliar.