Postado dia
07/fev
Em
Desempenho Físico

Confira os possíveis motivos para a falta de disposição para os exercícios e como lidar com cada um deles
Para qualquer tipo de rotina, dedicamos tempo e muita energia. Não é diferente no caso dos exercícios, que dependem diretamente dessa disposição. Mas o que fazer quando a falta de energia atrapalha o desempenho? Confira nossas dicas.
Falta de energia: por que isso acontece?
São vários os possíveis motivos para a falta de energia na hora de treinar, até mesmo porque isso pode ser ocasional ou algo mais constante. Fique tranquilo: isso é normal para atletas, para iniciantes ou para quem faz exercícios apenas de vez em quando.
Para quem está começando, por exemplo, é mais comum que esses problemas apareçam pontualmente – já que há um processo até que a rotina seja estabelecida.
No entanto, para casos mais contínuos, é importante identificar os motivos para resolver o problema de forma mais efetiva. Vamos falar sobre alguns deles e indicar o que fazer para melhorar em cada aspecto.
4 motivos para a falta de energia
Desequilíbrio mental
O fator psicológico é comumente um empecilho na hora de treinar, e pode gerar a falta de disposição.
Corpo e mente estão interligados e precisam de equilíbrio para que tenhamos disposição.
Por isso, o estresse causado pelo trabalho ou pela vida pessoal pode interferir diretamente na falta de energia para os exercícios.
Como ter equilíbrio mental?
É importantíssimo cuidar da mente, conversar e estar em busca de soluções para os problemas diários para reequilibrar o corpo e a mente.
Má qualidade do sono
Muitos ignoram o poder que uma boa noite de descanso pode ter para o nosso corpo e mente.
O sono é o momento de descanso, mas também de recarregar as energias para o dia seguinte. Por isso, se você não está dormindo bem, essa pode ser a principal causa para a falta de energia para treinar.
Como melhorar o sono?
Invista em tempo, pesquisas e até mesmo ajuda profissional caso seja necessário para que você possa ter o melhor sono possível, dormindo as horas necessárias para o seu descanso.
A boa alimentação, principalmente no período noturno, também é fundamental para melhorar a qualidade do sono.
Questões hormonais
A variação hormonal é algo que está ligado tanto ao corpo quanto à mente, e pode ser a causa da falta de energia.
O hipotireoidismo, ou seja, a insuficiência de produção de hormônios na glândula tireoide, é uma condição muito comum e que altera diretamente a nossa disposição.
Como tratar o hipotireoidismo?
O ideal nesse caso é consultar um médico, seja para fazer exames iniciais para detectar o possível problema ou para visitar regularmente um endocrinologista para tratar o hipotireoidismo.
Alimentação ruim
Exercícios físicos e alimentação são aliados inseparáveis para uma boa saúde. Assim, a má alimentação pode estar ligada à falta de energia.
Comer bem parece simples, já que só precisamos de um equilíbrio entre nutrientes: vitaminas, proteínas, aminoácidos, minerais, carboidratos e gorduras.
No entanto, para colocar isso em prática, pode ser necessário ter uma rotina, assim como para os exercícios. Comer em excesso ou comer pouco também não vai ajudar.
Como melhorar a alimentação?
A melhor dica nesse caso é ter planejamento. Isso não quer dizer comer só a mesma coisa, ou seguir dietas impossíveis, mas sim alimentar-se em intervalos regulares e com alimentos que forneçam os nutrientes necessários.
Consulte um nutricionista, converse sobre o que você gosta de comer e, assim, será possível estabelecer uma dieta saudável e ao mesmo tempo gostosa e descomplicada.
Suplementação para falta de energia: devo usar?
Para quem precisa de alto rendimento, os suplementos são grandes aliados e, por isso, também são úteis para combater a falta de energia.
Mas é necessário ter atenção: como o nome já diz, a suplementação só é efetiva se estiver acompanhada de todos os itens que abordamos anteriormente.
Com alimentação, rotina de sono e equilíbrio da mente, aí sim os suplementos são ótimos meios de aumentar a energia. É o caso do Testo Extreme da Miligrama, uma fórmula que auxilia no aumento da disposição, energia e libido. Clique aqui e conheça mais sobre esse produto!
Para conferir mais dicas para sua saúde e melhora do desempenho, acesse sempre o blog da Miligrama.