envelhecimento precoce da pele

Pele, unhas e cabelos são barreiras de proteção do corpo, por isso tem uma ligação direta com o estado do sistema imunológico. Quando a imunidade está alta, o cabelo apresenta um aspecto brilhoso e sedoso e a pele fica mais viçosa e bonita.

Qualquer problema com a imunidade pode ser visível na estética, pois o cabelo pode cair com mais frequência, podem surgir inflamações na pele e as unhas se tornam mais quebradiças. 

No inverno, a saúde dermatológica e a imunidade pedem uma atenção especial. Com as quedas de temperatura e a maior circulação de vírus no ar, essas áreas podem dar os primeiros sinais de que algo não está muito bem com a sua saúde. 

Veja agora alguns sinais estéticos que podem indicar que a sua imunidade merece uma atenção especial:

Queda de cabelo acentuada

Para que os cabelos cresçam fortes e saudáveis é necessário que as raízes estejam nutridas. Porém, no inverno os banhos muito quentes retiram a oleosidade natural do couro cabelo, deixam a pele seca e propensa a descamar. Além disso, cuidar para ingerir a quantidade necessária de vitaminas específicas podem ajudar a aumentar a imunidade e controlar a queda de cabelo.

Psoríase

É uma inflamação e descamação da pele que não é contagiosa. A maior parte dos casos é por herança genética, mas estresse e baixa imunidade podem levar ao aparecimento dos sintomas. Assim, como para ajudar na saúde dos cabelos, cuidar da alimentação é essencial aqui também e suplementar com Ômega 3 pode ajudar com os sintomas das doenças autoimunes.

Micoses e unhas amareladas

A imunidade baixa atrai fungos que mudam a coloração das unhas, pois são vermes oportunistas que se aproveitam da debilidade do sistema imunológico da pele, que não consegue combater esse agente estranho. 

Aparecimento de afta e herpes 

Com a imunidade baixa é comum a deficiência sistêmica, e, como aftas e herpes são infecções relativamente simples para o corpo combater, quando elas surgem são um grande sinal de alerta de que algo não vai bem. 

O sistema imunológico é a maior defesa contra os vírus e bactérias que somos expostos diariamente e não cuidar da imunidade, especialmente agora no inverno que as temperaturas oscilam drasticamente, é uma porta de entrada para qualquer doença que queira se instalar no organismo. Mas manter uma rotina adequada de sono, exercício, alimentação e sempre se hidratar é essencial.