Por que os cabelos ficam brancos? 


Madeixas brancas são comuns conforme envelhecemos, mas elas podem aparecer até mesmo antes dos 20 

Apesar de estarem na moda ultimamente, os cabelos brancos geralmente são associados ao envelhecimento. Afinal, aos 35 anos os fios perdem naturalmente a pigmentação e vão se tornando grisalhos. Conheça abaixo os principais motivos para as madeixas perderem as cores, e saiba o que pode ser feito para retardar este problema. 

Por que o cabelo fica grisalho? 

A explicação por trás dos fios brancos está na melanina, esse pigmento que também é responsável pela coloração da nossa pele. Existem dois tipos principais de melanina: a eumelanina, que atribui a coloração preta ou marrom, e a feomelanina, responsável por tons vermelhos e amarelos. Os fios brancos e acinzentados possuem pequenas quantidades ou nenhuma melanina. 

É culpa da genética 

O principal motivo para os fios esbranquiçarem é genético. A produção de melanina envolve processos complexos, porém pesquisas indicam que metade da população mundial ficará grisalha antes dos 50 anos. Porém, existem famílias nas quais os fios brancos aparecem até mesmo antes dos 30. Tudo isto está ligado às cargas genéticas de cada um, sendo que não existe uma forma de impedir o processo de embranquecimento dos fios.

Outras possíveis razões 

Existem outras explicações para a perda de melanina dos fios capilares, e podem estar ligadas a problemas de saúde. Doenças da tireoide, vitiligo, calvície e alopecia estão entre os principais fatores que desencadeiam a perda de cor dos fios. A deficiência de vitamina B12 também contribui para o problema, assim como o uso em excesso de produtos químicos. Estudos também relacionam o tabagismo com o surgimento de fios brancos, e demonstram que fumantes têm um risco 2,5 maior de ficar com cabelos grisalhos antes dos 30 anos se comparados às pessoas que não fumam. 

Estresse embranquece os cabelos? 

Muitas pessoas acreditam que o estresse é um fator predominante na perda de coloração dos fios de cabelo, porém isso não está comprovado pela ciência. O estresse é responsável pela queda exagerada dos fios, o que pode desencadear o crescimento de fios esbranquiçados no lugar dos antigos.

Agora que você sabe os motivos dos cabelos grisalhos, que tal prevenir o aparecimento deles? Confira a cápsula PQQ desenvolvida para proteger os cabelos do embranquecimento através de sua ação antioxidante. Confira também o site da Farmácia Miligrama e encontre produtos criados especialmente para as suas necessidades.