Os médicos podem indicar uma farmácia de manipulação?


Embora esse pareça um assunto polêmico, os médicos precisam ter certa consciência em relação às farmácias de manipulação. Entenda

Se você já falou com algum médico que lhe passou a receita de medicamentos manipulados e logo depois indicou uma farmácia, saiba que esse assunto, embora polêmico, é muito normal e permitido, desde que feito da maneira correta!

Os médicos e demais prescritores precisam das farmácias de manipulação para que a efetividade do tratamento de seus pacientes aconteça por completo. Isso não quer dizer que outras farmácias não indicadas não terão efetividade, mas sim que a qualidade da indicação é certeira.

A polêmica instaura-se pelo achismo de que tanto o médico, quanto a farmácia possuem um ganho maior caso essa venda aconteça. Porém, isso não deve acontecer, visto que a relação deve ser somente de cunho profissional.

Afinal, os médicos podem fazer isso?

Essa relação deve ficar apenas na esfera profissional. Quando isso acontece, torna-se uma relação saudável, no qual a farmácia conquista a confiança do médico por ter informações, suporte e orientação, e o médico encontra na farmácia um prestador de serviço qualificado que acaba sendo uma referência.

Além disso, os médicos precisam das farmácias de manipulação para receber as novidades em matérias-primas, novas formas farmacêuticas, sugestões de formulações e muito mais.

Quando isso torna-se ilegal?

Não é incomum encontrar médicos que indicam determinadas farmácias com a alegação de que confiam somente nesse local, não se responsabilizando pela efetividade do tratamento em caso de compra no concorrente.

Quando isso acontece, é muito provável que ambos estejam com uma parceria relacionada à venda e ao lucro em cima do produto.

Esse tipo de relação é proibido por ambos os conselhos de ética de medicina e farmácia. Ou seja, o médico nunca pode exigir uma farmácia, mas sim referenciá-la no âmbito de qualidade das informações por ela prestada. A decisão de comprar ou não no local referenciado deve ser sempre do paciente.

A Miligrama, maior farmácia de manipulação online do Brasil, tem orgulho de ser recomendada por inúmeros profissionais que possuem um excelente trabalho no ramo. Que tal conhecer um pouquinho do nosso trabalho? Acesse o site e saiba mais!