Os medicamentos manipulados só podem ser feitos com receita médica?


Essa é uma dúvida que muitos clientes possuem. Será que o manipulado exige a prescrição de um profissional? Entenda

É muito comum acreditarmos que os medicamentos manipulados são feitos somente com a prescrição médica. Por possuírem uma fórmula mais completa e com diversos ativos na composição, essa confusão acaba sendo muito natural. Contudo, isso não é real! Existem alguns produtos que podem, sim, serem manipulados sem receita médica.

Inclusive, alguns medicamentos manipulados podem ser indicados por farmacêuticos através da prescrição farmacêutica, conforme resolução do Conselho Federal de Farmácia CFF nº 586/13. Dessa forma, os profissionais de farmácia podem sugerir alguns produtos com finalidade terapêutica.

Como funciona esse processo?

O farmacêutico poderá realizar a prescrição de medicamentos e outros produtos com finalidade terapêutica, cuja dispensação não exija prescrição médica, incluindo medicamentos industrializados e preparações magistrais – alopáticos ou dinamizados, plantas medicinais, drogas vegetais e outras categorias ou relações de medicamentos que venham a ser aprovadas pelo órgão sanitário federal para prescrição do farmacêutico.

Portanto, a farmácia com manipulação poderá atender, além de prescrições médicas de profissionais legalmente habilitados, a prescrição farmacêutica para medicamentos isentos de prescrição e a solicitação por parte do paciente ou indicação documentada pelo farmacêutico para as preparações oficinais e os cosméticos, estando essas possibilidades amparadas pela legislação vigente.

A Miligrama, maior farmácia de manipulação online do país, pode ajudar você a encontrar o produto perfeito! Manipulamos todos os tipos de medicamentos, além de já contarmos com inúmeros produtos já prontinhos te esperando. Acesse nosso site e saiba mais.