O que é uma farmácia de manipulação?

farmácia de manipulação

A Miligrama te ajuda a entender melhor suas principais dúvidas relacionadas a este tema

Uma farmácia de manipulação é um estabelecimento de saúde, autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), responsável por manipular e preparar medicamentos de forma personalizada para cada cliente, seguindo receitas prescritas por profissionais da área da saúde.

Atualmente no Brasil, existem, aproximadamente, 8 mil farmácias de manipulação. Isto representa em torno de 10% do número total drogarias existentes. De acordo com Paulo Cezar Morais, Diretor da Miligrama, este é um mercado relativamente pequeno, mas vem ganhando uma legião de novos clientes nos últimos anos.

“Encantados com as inúmeras variedades de ativos disponíveis, nossos clientes possuem um atendimento feito por equipes personalizadas, presença integral do farmacêutico e, o principal, com a possibilidade de individualização e personalização dos tratamentos”, conta.

Entenda um pouco acerca do universo da manipulação:

Os medicamentos manipulados são confiáveis?

Sim! Todo o processo de produção desses medicamentos passa por rígidas normas de segurança e por criteriosos processos de controle de qualidade, em que tudo é controlado e registrado. Aqui na Miligrama fazemos os seguintes controles:

  1. Processo produtivo;
  2. Limpeza e sanitização;
  3. Controle documental;
  4. Temperatura e umidade;
  5. Qualificação dos fornecedores;
  6. Controle de qualidade de todas as matérias-primas;
  7. Rastreabilidade;
  8. Análise de qualidade da água;
  9. Calibração dos equipamentos;
  10. Qualificação e treinamento da equipe, entre outros.

Portando, toda farmácia de manipulação, para estar aberta e poder manter suas atividades de manipulação de fórmulas, tem que, obrigatoriamente, seguir as normas estabelecidas pela Anvisa. Esta é uma normativa e prerrogativa de trabalho, ou seja, todas as farmácias de manipulação são fiscalizadas pela vigilância sanitária da sua cidade ou estado.

Quais são as principais vantagens dos medicamentos manipulados sobre os medicamentos industrializados?

Segundo Paulo, no medicamento manipulado, as principais vantagens são os preços mais acessíveis e a possibilidade de personalização do tratamento. “No que tange a qualidade, tanto o medicamento manipulado quanto o industrializado utilizam as mesmas matérias primas, portanto os benefícios e efeitos são os mesmos”, explica.

Em geral, os medicamentos manipulados acabam saindo entre 40 e 50% mais baratos que os industrializados, sem afetar a qualidade ou eficácia dos seus produtos, apenas por tratar diretamente com o cliente e não com drogarias.

Porque a validade dos medicamentos manipulados é menor do que a dos industrializados?

O prazo de validade costuma ser somente o do tratamento. “Em geral, os manipulados podem ter validade de até 6 meses, já os industrializados, costumam ter um tempo maior de validade por conter produtos estabilizantes e conservantes em sua fórmula”, completa Paulo.

Agora que você já sabe o que é uma farmácia de manipulação e qual o nosso trabalho, acesse aqui nosso site e conheça mais sobre a Miligrama!