Você já ouviu falar na hiperpigmentação (também chamada de hipercromia)? Esta é uma condição que pode afetar pessoas das mais variadas faixas etárias e por diversas razões. Trata-se do escurecimento da pele que contrasta com regiões adjacentes, gerando diferença de tonalidade por concentração localizada de pigmentos.

Como as causas mais comuns, podemos citar:

– Excesso de exposição ao sol.

– Fator genético.

– Uso de alguns medicamentos.

– Cicatrizes.

– Alterações hormonais.

– Gestação.

– Acne.

Quais as hipercromias mais comuns?

Melasma é uma hipermelanose facial de coloração marrom-escura que se desenvolve lenta e simetricamente, acometendo sobretudo as mulheres. Seu desenvolvimento está relacionado, principalmente, à exposição solar, herança familiar e fatores hormonais.  

Cloasma são manchas marrons de contornos irregulares localizadas de maneira simétrica no rosto, desencadeadas pela gravidez ou pelo uso de anticoncepcionais e agravadas pela radiação UV.

Efélides ou sardas são pequenas manchas de coloração marrom-ocre presentes nas áreas expostas ao sol (rosto, braços, mãos e pernas). Em geral, aparecem em pessoas de cor clara e aumentam com a exposição à radiação solar.    

Lentigens senis ou solares são manchas escuras, maiores que as sardas, que aparecem no rosto, nas mãos, na parte de fora dos braços e antebraços, em pessoas com mais de 50 anos de idade com histórico repetido de exposição à luz solar.

Hipercromias pós-inflamatórias ocorrem devido ao aumento da produção e depósito de melanina por traumas repetidos na pele, como fricções e escoriações, queimaduras ou processo inflamatório.

Qual o tratamento?

Os tratamentos para melasma buscam inibir a atividade dos melanócitos, células em que a melanina é produzida, além de reduzir e/ou inibir a síntese da melanina, remover a melanina já formada e depositada na pele e promover a renovação celular.

O uso de protetor solar também é fundamental para que não haja o aparecimento de novas manchas ou a intensificação das manchas já existentes.

Sugestões de fórmulas para o tratamento

Trio Clareador

O Trio Clareador é composto por Picnogenol 75mg, Oli-Ola 300mg e Polypodium Leucotomos 250mg. A combinação destes três ativos resulta numa formulação com potente ação antioxidante, reduzindo as alterações causadas na pele pela exposição à radiação solar.  Além disso, melhora a elasticidade, auxilia na produção de colágeno, promove a renovação celular, diminui a hiperpigmentação cutânea e uniformiza o tom da pele. Clique aqui e veja mais!