A falta de vitamina D pode trazer riscos. Entenda


A vitamina D é essencial para a saúde óssea do ser humano, assim como desenvolve outras funções importantes no organismo.

Você sabia que a falta de vitamina D pode provocar resfriados, causar sinais de depressão e o enfraquecimento corporal? Pois é, essa vitamina possui funções essenciais para o corpo e sua deficiência deve ser reconhecida e tratada.

Quais os riscos mais comuns?

Osteoporose

Sim, a falta dessa vitamina pode aumentar a probabilidade do indivíduo apresentar osteoporose. Ela é responsável pela absorção de cálcio e sua falta pode deixar os ossos mais frágeis, causando sérios problemas.

Diabetes:

A falta da vitamina não causa em si o diabetes, mas a deficiência de vitamina D pode agravar o diabetes do tipo 2 e prejudicar a produção de insulina pelo pâncreas.

Depressão e esquizofrenia

Pessoas com deficiência de vitamina D são mais suscetíveis à depressão e sintomas de esquizofrenia. Em cidades ou países em que o clima frio ou temperado costumam reinar, a depressão causada pela menor exposição ao sol é mais comum.

Doenças renais ou hepáticas

A vitamina D é ativada pelos rins e fígado antes de ser utilizada pelo organismo, por isso, doenças renais ou hepáticas podem prejudicar muito a ativação da vitamina D.

Fadiga e sonolência

Sim, se você, por acaso, sente mais cansaço durante o inverno, saiba que não é impressão! A falta de vitamina D no organismo pode apresentar sintomas como fadiga e sonolência. Essa deficiência reduz os níveis de energia e enfraquece os músculos.

Além desses problemas, existem inúmeros outros, como: sudorese na cabeça, intensificação das alergias, diminuição da produção de serotonina e a piora da saúde bucal.

Para evitar esse problema, é preciso cuidar do corpo e estar com os níveis de vitamina D sempre em alta. Para isso, você pode adquiri-la por meio da exposição solar e pela ingestão de peixes, gema de ovo, fígado bovino, suco de laranja e cogumelos.

Além disso, garantir a quantidade necessária por meio de manipulados naturais é uma ótima forma de não ter problemas causados por essa deficiência. A Vitamina D3, da Miligrama, é um desses incríveis manipulados que você deve conhecer. Acesse nosso site e saiba mais.