Como o estresse tem o poder de afetar a pele? O estresse é uma reação natural do organismo sobre alguma situação de perigo ou tensão. Isso desencadeia no corpo um série de reações que liberam adrenalina e cortisol e colocam o corpo num estado de alerta e pronto para a fuga. Apesar do estresse não ser ruim, o estímulo estressante crônico pode causar diversos problemas de saúde.

Além de aumentar o risco de doenças cardiovasculares, o estresse libera o cortisol que afeta o sistema imunológico e desencadeia uma série de inflamações cutâneas, acelera o envelhecimento e ainda piora as doenças de pele.

O maior órgão do nosso corpo, a pele, é também a primeira barreira de defesa. Quando tudo está bem, ela consegue reter umidade para se manter hidratada. Porém, o cortisol enfraquece essa defesa e diminui a capacidade da pele se manter hidratada. 

Quais doenças de pele o estresse piora?

Dermatite atópica

São inflamações que causam uma lesão avermelhada que coça muito e pode chegar a descamar. Frio muito intenso, clima seco, calor, transpiração e estresse crônico são alguns dos fatores que podem desencadear as crises.

Psoríase

É mais comum nas áreas dos cotovelos, joelho e no couro cabeludo. É caracterizada pela formação de escamas e manchas secas.

Urticária 

Não é causada pelo estresse, mas piora muito. Geralmente, é uma crise temporária que dura cerca de 6 semanas, e é caracterizada por coceiras e vermelhidão em qualquer área do corpo. 

Vitiligo

Entre os pacientes que têm predisposição genética, o estresse pode acelerar o aparecimento dos sintomas. 

Como combater o estresse cutâneo?

Aposte em noite de recuperação

Cremes que são usados diariamente podem ajudar no aspecto estético da pele, mas muitos deles causam irritação, como é o caso do retinol convencional ou do ácido glicólico. Se você faz uso de cremes com esses princípios ativos, opte por usar em dias alternados.

Durante as noites de recuperação, use cremes nutritivos e hidratantes que contenham glicerina, óleo de girassol ou óleo de jojoba, que vão ajudar na recuperação cutânea. 

Cuidado com o açúcar

Quando estamos estressados, a tendência é comer mais alimentos gordurosos e com maiores taxas de açúcar. Esse é um ingrediente que agrava qualquer processo inflamatório. Na pele não é diferente! O consumo frequente de açúcar prejudicada a produção de colágeno e elastina e a pele tende a enrugar e perder a elasticidade mais rápido. 

Dormir bem

Todas as noites ajudam no sono da beleza porque é durante o sono que o corpo produz o hormônio de crescimento que estimula a renovação celular e regenera a pele. 

Complementar a imunidade

Outra dica é fazer o uso de suplementos ou da homeopatia. Nós, da Miligrama temos muitos manipulados que vão te ajudar a combater o estresse e consequentemente melhorar, não só a saúde da pele, mas de todo o corpo. Conheça o Good Vibes, Floral para tensão e estresse, ProSleep e 5HTP com Ginsen.