Dia do Nutricionista: saiba as respostas para as perguntas mais frequentes


O nutricionista é o profissional responsável por cuidar da qualidade da sua alimentação e do seu bem-estar

No próximo dia 31/08, comemora-se o Dia do Nutricionista, profissional responsável por cuidar bem da sua saúde de fora para dentro. O nutricionista é aquele que se preocupa com o que você come e a forma como esses alimentos se comportam em seu organismo.

Por conta disso, esses profissionais deparam-se com dúvidas frequentes que vão além da alimentação. Pensando nisso, separamos algumas das questões que mais aparecem nas consultados com os nutricionistas. 

O uso de Whey Protein para ganho de massa magra é realmente essencial? Não consigo tomar Whey por causa do sabor. Existem dicas para substituição?

O uso do Whey Protein não é essencial para ganho de massa muscular. No entanto, o aporte de proteínas adequado sim, em torno de 2g/ kg de peso/ dia. 

Você pode optar por todas fontes alimentares de proteína, como carne, frango, peixe, ovo, leguminosas (feijão, ervilha, grão de bico, soja) e laticínios. Para os suplementos, experimente as proteínas isoladas de outras fontes, como carne, arroz, ervilha, e verifique a que melhor se adapta. 

Faço exercícios na academia e estou me autossuplementando, mas não sei se estou fazendo o correto. Poderiam me orientar? Alterno musculação com aeróbicos de no máximo 40 min., cinco dias na semana, e meu objetivo de perda de gordura é maior do que ganho de massa. Estou tomando maltodextrina como pré-treino e Whey Protein + Creatina + Dextrose no pós-treino, mas não sei se seria mais indicado acrescentar a Dextrose atualmente. Paralelamente, tomo Quitosana diariamente. Fiquei interessado na Palatinose para substituir a Maltodextrina no pré-treino e acrescentar algum termogênico. O que vocês poderiam me indicar?

Como o seu objetivo principal é perda de gordura, a Maltodextrina pré-treino não é a melhor opção, pois é uma fonte de carboidrato de rápida absorção, o que pode atrapalhar a oxidação de gordura durante o exercício. Podemos adotar a seguinte estratégia para obter melhores resultados: um suplemento termogênico antes do exercício aeróbico, como o LIPO-X, e antes da musculação a creatina  e a beta alanina, que vão auxiliar na resistência e força muscular durante a execução dos exercícios. Para o pós-treino, Whey Protein e Dextrose. O uso da Palatinose pode ser muito interessante quando a duração do exercício aeróbico for superior a 1 hora. 

Whey, BCAA e Glutamina podem ser misturados para um consumo imediato? Ou seja, juntar os três “pós” em uma mesma coqueteleira com água? 

Sim, pode associar todos e tomar após o treino de força. 

Gostaria de saber como melhorar a imunidade e quais as principais vitaminas. Com o dia a dia corrido, sei que acabo pecando com o consumo de frutas e vegetais em todas as refeições. 

Vitaminas e minerais são sim importantes para fortalecer a imunidade. Podemos destacar as vitaminas do complexo B, A, C e os minerais como o zinco. A nossa prioridade deve ser a alimentação variada, mas quando não for possível podemos optar pelo uso diário dos suplementos polivitamínicos completos. Outro ponto importante é fortalecer a barreira de defesa do intestino com o uso dos lactobacilos, fazer uso de aproximadamente 3 meses. 

Por que é tão difícil emagrecer depois dos 40 anos mesmo fazendo dieta e exercícios físicos?

Infelizmente, com o passar dos anos nosso metabolismo vai sofrendo mudanças como alterações hormonais e perda de massa muscular, o que pode atrapalhar na manutenção do peso. Por isso, além do controle da alimentação e prática de exercícios regulares, é importante fazer acompanhamento médico para verificar toda parte hormonal anualmente. 

Os suplementos fitoterápicos são grandes aliados na manutenção do peso e, dentre tantas opções disponíveis, podemos escolher aquele que mais se encaixa no seu perfil. 

Entendeu como o profissional de nutrição pode auxiliar na sua rotina diária? Essas são apenas algumas pergunta mais comuns em nossas consultas. Se você possui alguma dúvida, entre em conosco por e-mail: nutricionista@fmiligrama.com.br. 

Além disso, nossa equipe deseja parabéns para nossa Nutricionista, Evelyn, e para todos os profissionais dessa área tão importante para a saúde e bem-estar das pessoas.