Descubra como o sono auxilia na recuperação muscular 


Confira como uma boa noite de sono é parte essencial de qualquer treinamento físico 

Você provavelmente já culpou o sono por não sair para se exercitar em uma manhã fria ou chuvosa, não é verdade? Mas você sabia que isso não está necessariamente errado? Uma boa noite de sono é fundamental para o sucesso de qualquer atividade física em função da sua ação reparadora nos músculos. 

Como funciona o processo 

Para uma recuperação muscular adequada, uma boa noite de sono é fundamental. O fortalecimento e crescimento muscular ocorre majoritariamente durante o período de descanso, e não durante o treinamento. 

É enquanto dormimos que ocorre a secreção do hormônio do crescimento, que, como o nome sugere, estimula o crescimento e a recuperação muscular. 

Quer render melhor? Capriche no sono 

Dormir bem é vital para qualquer pessoa que se exercita regularmente. O sono acelera a recuperação muscular e prepara o corpo para a próxima sessão de treinos. 

Além disso, uma noite bem dormida contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico e dos hormônios que controlam a fome.  

Evite o overtraining 

O overtraining é uma síndrome relacionada com o excesso de treino e a falta do descanso apropriado entre as sessões. Seus sintomas são graves e vão desde diminuição de rendimento físico até problemas cognitivos e psicológicos. 

Um planejamento de treino adequado, aliado a uma boa alimentação e uma boa noite de sono, são a chave para evitar essa síndrome. Conhecer e respeitar os limites do seu corpo também são essenciais para perceber se algo está diferente do comum e tomar as ações corretas para normalizar a situação. 

Conheça as diferentes fases do sono 

Uma noite de sono pode parecer uniforme, porém passamos por 5 momentos diferentes enquanto dormimos: 

  1. Adormecimento: Esta etapa inicial dura até 15 minutos, a musculatura se relaxa e a respiração fica mais leve.  
  2. Sono leve: Neste segundo momento, os ritmos respiratórios e cardíacos são diminuídos. Além disso, as ondas cerebrais ficam mais lentas. Esta fase tem duração de 20 minutos, mas se repete em ciclos durante a noite e chega a representar a metade do tempo total do sono. 
  3. Introdução ao sono profundo: Este breve momento prepara o corpo para o sono pesado, e torna as ondas cerebrais mais amplas e lentas que no estágio anterior. 
  4. Sono profundo: É neste momento que ocorre a recuperação muscular. O tempo de duração deste estágio é de aproximadamente uma hora, e é nele que são liberados os hormônios de crescimento. 
  5. Sono REM: Esta fase é conhecida como REM, e a atividade cerebral nela é intensa. Os sonhos acontecem nesta etapa do sono e é durante ela que o cérebro seleciona os momentos importantes do dia e os fixa na memória. 

 

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