Postado dia
03/mar
Em
Desempenho Físico
Todo mundo tem aquele amigo que diz que durante o verão sente mais disposição para comer saudável e praticar exercícios. Porém, essa é a época mais quente do ano e como praticar exercícios eleva muito a temperatura corporal, é preciso tomar alguns cuidados como te mostraremos a seguir:
Evite a desidratação
A regra é clara: tem que beber água!
O suor é o modo pelo qual o corpo regula a temperatura corporal, mas com a água perdemos sais minerais importantes como o potássio, sódio e magnésio. A água, ainda, facilita e ajuda no transporte e absorção de nutrientes pelo organismo. Também é ela que ajuda na desintoxicação do corpo e no combate a retenção de líquidos. Por isso, tenha sempre uma garrafinha de água.
Use roupas leves
Opte por roupas mais leves, que não vão incomodar e nem atrapalhar na eliminação do suor. As roupas podem ficar roçando no corpo e causar inflamações de pele, como bolhas ou queimaduras.
Cuidado com o horário
Nada de querer ir treinar ao meio-dia durante o verão, ainda mais quando vai fazer um esporte ao ar livre e sem levar uma boa quantidade de água adequada. Isso porque, além de ser um dos horários mais quentes do dia, o índice de radiação UV que chega até a pele e causa danos ao tecido dérmico é enorme. Por isso, os profissionais aconselham ir treinar antes das 10h e depois das 17h, que são quando as temperaturas estão mais amenas e o corpo não aquece tanto.
Não queime a largada
Durante o verão, o ideal é começar bem de leve e ir aos poucos aumentando o esforço físico. Essa progressão de esforço ajuda o corpo a regular a respiração, aumentar o aporte de oxigênio para as células musculares e a se acostumar com a temperatura mais alta.