atletas que consumiram vasodilatadores naturais

Vasodilatadores naturais, como banana e beterraba, são excelentes opções para você aprimorar seu desempenho físico. Saiba mais! 

Melhorar a performance durante os treinos é o sonho de qualquer atleta profissional ou amador, não é mesmo? Afinal, bater as próprias metas e evoluir na prática que você mais ama não tem preço. 

Existem diversas maneiras de conquistar esse objetivo, mas é nos alimentos que você encontrará as soluções mais deliciosas. Para você conhecer mais sobre o assunto e elaborar a receita para o sucesso, a Farmácia Miligrama preparou o seguinte material. Confira! 

Saiba mais sobre a vasodilatação 

A vasodilatação é a expansão dos vasos sanguíneos, ou seja, um relaxamento que favorece o envio de nutrientes para os músculos. 

Esse processo beneficia o desempenho durante as atividades físicas e a recuperação da musculatura depois dos treinos. 

O que são vasodilatadores naturais? 

Os vasodilatadores naturais são os alimentos que contribuem para a sintetização do óxido nítrico (NO2) pelo organismo. O NO2 sintetizado com a ajuda dos alimentos dilata as paredes das artérias e aumenta o fluxo de glicose, aminoácidos e oxigênio.  

Assim, um volume maior de sangue chega até os músculos, favorecendo a intensidade e a qualidade do seu treinamento.  

Para que servem os vasodilatadores naturais? 

Os alimentos ajudam a relaxar a parede dos vasos sanguíneos e proporcionam uma série de benefícios para o seu corpo. Além disso, eles: 

  • Melhoram a circulação sanguínea; 
  • Estimulam o transporte de nutrientes até os músculos; 
  • Favorecem a recuperação muscular; 
  • Contribuem para o ganho de massa muscular; 
  • Colaboram para o aumento da resistência durante os treinos. 

Conheça os melhores alimentos vasodilatadores 

oleaginosas são vasodilatadores naturais

Separamos os alimentos ideais para você melhorar sua performance física. Confira abaixo: 

  1. Beterraba: rica em nitratos e citrulina, essa raiz ajuda seu corpo a produzir o NO2. Beba um suco de beterraba 30 minutos antes do treino e perceba a diferença; 
  2. Alho: o tempero atua como vasodilatador no organismo e também ajuda a melhorar seus níveis de colesterol; 
  3. Chocolate 70%: quando possuem teor de cacau igual ou superior a 70%, os chocolates também contribuem para o seu desempenho. Isso porque eles contêm flavonoides, que favorecem a produção de NO2 no organismo; 
  4. Sementes oleaginosas: pequenas porções de nozes, amêndoas, castanhas de caju e sementes de girassol também são bem-vindas. Inclua de três a quatro porções semanais de oleaginosas em sua dieta e estimule a produção de óxido nítrico em seu corpo. 
  5. Melancia: essa deliciosa fruta também faz parte dos vasodilatadores naturais. Para aproveitar ao máximo da melancia, inclua suas sementes no cardápio, elas são deliciosas e muito nutritivas; 
  6. Banana: o potássio presente na fruta ajuda a eliminar o excesso de sódio no organismo. Esse fator colabora muito para a vasodilatação; 
  7. Ginkgo Biloba: Rica em flavonoides e terpenoides, essa planta estimula a produção de NO2 pelo organismo e facilita a chegada de nutrientes aos músculos.  

Agora que você já conhece os melhores vasodilatadores naturais, que tal incluir esses alimentos em seu cardápio? Aproveite também para acessar o site da Farmácia Miligrama e encontre os suplementos certos para evoluir nos treinamentos!