Conheça a importância de uma flora intestinal saudável 


Além de contribuir para a absorção de nutrientes, ela previne infecções e ajuda a regular seu humor 

A flora intestinal ou microbiota intestinal é muito mais importante do que você imagina e está ligada até mesmo com o seu humor. Metade da dopamina e 90% da serotonina (hormônios do bem-estar) que passam pelo seu corpo são produzidas dentro do intestino.  

O órgão também é conhecido como “segundo cérebro”, graças à sua importância na transmissão de informações do corpo para o cérebro. Para que seu organismo funcione direito e seu dia seja feliz, é preciso cuidar muito bem da saúde da flora intestinal. 

Conhecendo melhor 

Existem aproximadamente 100 trilhões de bactérias dentro do intestino, que juntas chegam a pesar até três quilos. Essa microbiota recebe abrigo e nutrientes do corpo e, em troca, auxilia na digestão de alimentos e na regulação do organismo. 

Mas este não é o único papel da flora intestinal, que também participa da comunicação entre cérebro e intestino e é capaz de influenciar sentimentos, emoções e comportamentos humanos. 

Mas se você acha que ela tem muito poder, não precisa se preocupar, o intestino controla os anticorpos, que decidem quais bactérias são boas ou não para nosso organismo, podendo expulsar as que trazem algum dano para o corpo rapidamente. 

Benefícios de uma flora saudável 

  • Previne o corpo de infecções causadas por micro-organismos 
  • Combate infecções, graças à produção de antibióticos naturais 
  • Melhora o processo de digestão  
  • Reduz diarreias e os gases intestinais 
  • Reduz a absorção de moléculas de colesterol 
  • Estimula o sistema imunológico 
  • Melhora o aspecto da pele 
  • Normaliza a produção das vitaminas do complexo B e K no intestino 

Como cuidar da flora intestinal 

A melhor maneira de cuidar da microbiota intestinal é adotando uma alimentação saudável e equilibrada. Confira abaixo os melhores alimentos para o seu intestino. 

  • Fibras: Uma dieta pobre em fibras desregula a flora intestinal e pode até mesmo causar perda de parte das bactérias do intestino. Ingira alimentos como soja, frutas, cereais integrais e aveia para garantir uma quantidade de fibras adequada. 
  • Polifenóis: Encontrados em alimentos como uvas, amêndoas, cebola, chocolate amargo e brócolis. O sistema digestivo por si só não consegue digerir este composto, que fica a cargo das bactérias da microbiota. Assim, elas se alimentam e acabam se multiplicando na flora intestinal. 
  • Cereais integrais: Além das fibras, eles contêm carboidratos que são absorvidos apenas no intestino grosso. Desta forma, ao ingerir estes cereais você contribui para a propagação das bactérias benéficas que vivem apenas nessa região do órgão.  

Pool de Lactobacilos 

O Pool de Lactobacilos, desenvolvido pela Farmácia Miligrama, melhora consideravelmente o funcionamento do seu intestino. O composto inclui 7 tipos de lactobacilos que irão interagir em conjunto para multiplicar e potencializar os efeitos benéficos de uma flora intestinal saudável.  

 

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