Como saber se estou ganhando massa muscular ou gordura?

massa muscular

É de extrema importância ter todos os parâmetros de como você está. A partir do momento que conhecemos nosso peso e medida, fica fácil controlar se estamos saudáveis, ganhando ou perdendo massa.

Você começou seus treinos de musculação, mas o peso da balança não caiu? Isso pode ser benéfico ou maléfico, dependendo da situação. Na maioria das vezes, este é o momento em que você está ganhando massa muscular e perdendo gordura, o que é maravilhoso para sua saúde. Em outros casos, observe se você está consumindo mais calorias do que gastando durante seu treino.

Além disso, é importante você saber que, somente a informação do peso total de uma pessoa não revela muita coisa. É preciso entender o percentual de gordura e de músculos para avaliar toda a questão da sua performance e da sua saúde.

Aprenda a identificar se está ganhando gordura ou músculo

Quando você pratica qualquer exercício de força e isometria, observa-se um aumento em massa magra, consequentemente, existe o aumento de peso na balança. Esta é a maior prova de que a massa gorda está dando lugar à massa muscular. Se você deseja ter a certeza absoluta, realize um exame de bioimpedância para avaliar sua composição corporal e comece a comparar ao longo dos meses.

Você também pode identificar se perdeu gordura por meio das roupas, aparência da sua pele e do seu corpo. 1kg de gordura possui um volume maior do que 1kg de massa magra, logo, mesmo que a balança continue com o mesmo valor, sua circunferência vai estar menor. Sentiu que a flacidez acumulada diminuiu, a pele está mais firme e as roupas entram melhor? Então saiba que você conseguiu! As gordurinhas deram seu lugar para músculos.

A realidade é que, com treinos realizados corretamente e alimentação adequada, é muito difícil que sua gordura aumente. Evite ficar preso à balança e aproveite seu processo, avaliando os aspectos físicos e lembrando sempre que emagrecimento e fortalecimento não acontecem de um dia para o outro. São etapas lentas, mas que valem à pena!

Para te auxiliar em suas atividades físicas, o nosso Pump Demon pode ser seu forte aliado. Composto que associa L-arginina, L-citrulina malato, beta-alanina e ioimbina, este pré-treino melhora o transporte de oxigênio para os músculos, diminui a fadiga, além de aumentar sua resistência muscular em treinos intensos. Benefícios que estimulam, e muito, o ganho de massa muscular.