Postado dia
24/mar
Em
Homens
Deixar o bigode grande pode ser um desafio e exige paciência, mas com boas dicas é possível acelerar esse processo
Dentre as muitas possibilidades que os homens têm para acrescentar algo novo ao seu estilo, uma das opções é o bigode. Essa parte da barba é uma característica de moda masculina há muito tempo (quem nunca viu um belo bigode em um filme antigo?), e segue muito atual.
Quer saber como fazer o bigode crescer? Confira nossas dicas!
Como fazer o bigode crescer?
Logo de cara, o importante é dizer que não existe só uma regra. Cada um tem um tipo de barba, e nem sempre é fácil crescer o bigode. Mas fique tranquilo, nós vamos dar algumas dicas que podem funcionar.
1. Crescimento da barba não é uniforme
Os fios da barba como um todo, e também do bigode, tem uma velocidade de crescimento diferente – e um tamanho máximo também.
É importante saber isso tanto para não se decepcionar com a demora, quanto para entender como anda o crescimento de cada parte.
Os fios do meio do bigode, aqueles logo abaixo das narinas, crescem menos. Nas extremidades, os pelos do bigode crescem mais – é por isso que é possível fazer a curva.
Para fazer o bigode crescer, você deve manter também os fios do meio – ao apará-los, o bigode ficará com uma característica falha, e não permitirá um crescimento mais uniforme.
2. Deixe o bigode crescer sozinho
Pode parecer óbvio, mas vale dizer: para o bigode crescer, é preciso deixá-lo crescer. Ou seja, é preciso ser resiliente e não ficar toda hora aparando e impedindo o desenvolvimento do bigode.
3. Barba e bigode
Se preferir, deixe a barba crescendo junto do bigode em um primeiro momento. Essa é uma boa dica se você não quiser que o bigode chame tanto a atenção, principalmente enquanto ainda está crescendo.
4. Aparar o bigode
Para deixar o bigode mais volumoso, é preciso também saber aparar. É claro que não estamos falando de tirar os fios que você levou tanto tempo para cultivar, mas sim aparar o bigode para manter.
Os fios que crescem bem próximos ao lábio são os que devem ser aparados – peça para o barbeiro levantar com um pente a maior parte do bigode, para conseguir aparar somente os fios certos.
Não é preciso esperar o bigode chegar ao tamanho ideal: quando os fios começam a entrar na boca, por exemplo, pode ser hora de aparar. Mas antes disso, confira a próxima dica.
5. Modelar o bigode
Manter o bigode depende, também, de modelar – ou seja, dar forma ao bigode.
Por isso, nem sempre quando os fios entram na boca isso quer dizer que é hora de cortar. É possível que você não esteja fazendo a modelagem correta do seu bigode.
Para essa função, é usada a cera. Esse produto é seco e bem rígido, justamente para aderir bem aos fios da barba, que normalmente são grossos.
Para usar a cera, é fácil: passe a unha para “raspar” o produto, e depois esfregue com o polegar e o indicador. Isso aquece e amolece um pouco a cera, fazendo com que fique mais fácil aplicar.
Ah, e a aplicação deve ser sempre no sentido do bigode – se a ideia é fazer a curva, use a cera para fazer a curva, sempre em movimentos de dentro pra fora (não esqueça de passar o produto também no meio do bigode!).
6. Produtos para crescimento
Uma solução para quem notar que a barba está crescendo muito devagar é utilizar produtos específicos para crescimento.
A Miligrama conta com opções tanto para ajudar no crescimento quanto loções com fatores de crescimento e minoxidil.
Consulte sempre um médico dermatologista antes de usar um medicamento.
E aí, sabia de todas essas dicas e já sabe como fazer o bigode crescer? Aproveite para conferir mais conteúdos relacionados à saúde masculina no blog da Miligrama.