Como escolher protetor solar?


Item essencial para a saúde da sua pele, o protetor deve ser indispensável em todos os seus dias. Saiba como escolher o melhor protetor solar

Não seja o tipo de pessoa que usa protetor solar apenas no verão. Embora o uso do produto seja muito comum na praia e na piscina, o correto é usá-lo todos os dias, durante o ano inteiro.

Você sabia que, mesmo em dias frios e nublados, os raios ultravioletas causam diversos efeitos nocivos à nossa pele, como envelhecimento precoce, manchas na pele, aumento da flacidez e, nos piores casos, câncer de pele.

O que são os raios UVA e UVB?

Estamos diariamente expostos à radiação, que é dividida em três tipos: radiação ultravioleta, luz visível e infravermelho, sendo que os raios ultravioletas são divididos em UVA, UVB e UVC.

Estudos apontam que a radiação UVA é a responsável pelas manchas de pele e o fotoenvelhecimento, enquanto a UVB pode causar eritemas e queimaduras solares.

O que é FPS?

FPS significa “Fator de Proteção Solar”, o qual consiste em um parâmetro laboratorial para medir a efetividade do filtro solar, a fim de que este proteja contra a radiação UVB. Quanto maior o número do FPS, mais tempo é permitido que a pessoa fique exposta à radiação solar sem se queimar.

Esta deve ser a principal referência para a escolha do produto. Quanto maior o FPS (fator 30, fator 50 e fator 60), mais tempo ele é capaz de proteger sua pele de queimaduras.

Como escolher o protetor solar ideal?

Primeiramente, leve em consideração fatores como tipo de pele e seu tom, uma vez que peles mais brancas possuem menos melanina, sendo mais propícias a queimaduras e eritemas. Além disso, você deve considerar sua idade, genética para problemas dermatológicos, acnes e manchas.

O tipo de pele é algo importante na hora de escolher seu protetor. Se ela for oleosa, utilize o produto em gel ou loção oil-free, o que deixa a pele matificada e sem o risco de ficar mais oleosa. Para peles secas, utilize fotoprotetores em cremes hidratantes, para auxiliar na hidratação da sua cútis.

Outra ótima solução, em união com o uso de protetor solar regularmente, são os fotoprotetores em cápsulas! A Farmácia Miligrama manipulou cápsulas a partir do Polypodium leucotomos, planta originária da América Central que apresenta propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e fotoproteção contra o estresse fotooxidativo.

Estudos comprovam que há uma redução no impacto dos raios UV contra as células da pele a partir do uso do produto, regulando o sistema imunológico e protegendo a pele em sua totalidade. Acesse nosso site e adquira!