Como a ansiedade afeta o corpo? Entenda


A ansiedade tem se tornado cada vez mais presente em nosso dia a dia e isso é preocupante pelo impacto na saúde física e mental

Estima-se que, atualmente, 322 milhões de pessoas no mundo sofram com ansiedade. No Brasil, o quadro não é tão diferente: 9,3% da população manifesta o quadro. Esse número, de quase 20 milhões de pessoas, faz do nosso país o mais ansioso da América Latina.

Um dos principais fatores para o desenvolvimento da ansiedade são algumas situações rotineiras que enfrentamos. Nervosismo com determinada situação, preocupação com tarefas, provas e trabalhos, pressa para realizar algo e medo de que nada dê certo são alguns exemplos.

Por que a ansiedade é tão perigosa?

Esse tipo de atitude não deve passar despercebido, pois trata-se de um sinal de alerta que deixa o corpo em estado de atenção. Contudo, quando ultrapassa o grau controlável e atinge o limite, os problemas começam a ser outros.

É importante dizer que, independente dos casos, a ansiedade deve ser tratada como uma doença. O motivo é simples: alto comprometimento da saúde e do bem-estar físico e mental.

No momento em que a ansiedade cruza a linha da normalidade, é muito comum que ocorra o surgimento de outros problemas psicológicos. Dessa forma, a ansiedade acaba tendo efeitos destrutivos ao corpo.

Insônia

Quando esse distúrbio ocorre, é muito comum que seu sono fique desregulado. Isso acontece porque a mente não consegue desligar-se dos problemas, angústias e preocupações.

Você acaba não tendo uma boa noite de sono, o que atrapalha significativamente o rendimento do dia seguinte. Com isso, é natural que o trabalho, os estudos e as demais atividades tenham uma queda de qualidade.

ansiedade

Tensão muscular

A ansiedade eleva a produção de hormônios que afetam a musculatura. Desse modo, a pessoa vive com dores, o que consequentemente afeta o sono e as demais atividades diárias.

Em muitos casos, essa tensão muscular causada pela ansiedade também pode gerar outros problemas. Um dos mais comuns é a fibromialgia, doença que também prejudica demais o corpo.

Falta de concentração

Quando estamos em estado constante de alerta, algo comum em pessoas ansiosas, a concentração nas tarefas rotineiras pode ser afetada. Isso acontece por uma autocobrança muito grande, além de uma pressão excessiva do ambiente externo.

Os medos e inseguranças que estão em nossa mente nos impedem de focar em assuntos simples do cotidiano.

Irritabilidade

É preciso saber diferenciar episódios de mau humor de uma irritabilidade constante. Quando falamos deste sintoma, a relação que se faz é do ritmo acelerado da mente e a sensação de urgência. Devido a essas características, é bem provável que sua paciência torne-se cada vez mais curta.

Além disso, quando um indivíduo apresenta esses sintomas de irritabilidade, o estresse tende a ser maior. Isso quer dizer que o corpo acaba ficando mais tenso e contraído.

ansiedade

Falta de ar

Um dos sintomas mais comuns de quem tem ansiedade é a inquietação em diversos momentos. A respiração ofegante e a falta de ar costumam atingir seu pico durante o transtorno de ansiedade.

A grande preocupação, neste caso, é que a falta de ar pode ser sentida ao longo do dia. Isso ocorre devido ao estresse excessivo que a condição causa.

Tontura e enjoo

A tontura e a vertigem também são sintomas de que a ansiedade atingiu seu nível máximo. Isso pode causar a sensação de desespero, que desencadeia uma crise ansiosa.

Em caso de extremo estresse, o corpo pode ficar debilitado, causando sensação de enjoo. Isso pode ser uma reação do corpo pedindo para que sua mente adquira um ritmo desacelerado.

Fadiga

Devido ao estresse rotineiro, o corpo tende a ter sua energia reduzida. Dessa forma, sua disposição pode diminuir drasticamente, causando a sensação de fadiga excessiva.

É natural que, nestes casos, o corpo fique debilitado, muito cansado e com o desejo frequente de descanso.

Como vimos, existem inúmeros sintomas da ansiedade que prejudicam o corpo e a mente. Além de procurar auxílio psicológico, um dos tratamentos mais indicados e importantes é contar com uma ajuda diária.

O Anti Ansiedade – Passiflora, manipulado natural da Miligrama, é excelente para auxiliar você a diminuir seu ritmo. Ele é composto por uma associação de ativos para relaxar e ter uma boa noite de sono, além de auxiliar quem sofre com estresse e ansiedade.

Para conhecer um pouco mais deste produto, acesse nosso site! Não esqueça de fazer sua compra agora mesmo. Aproveite!