Causas e tratamentos para dor nas articulações


A dor nas articulações pode ocorrer com ou sem movimento muscular e pode ser grave o suficiente para limitar o movimento. Saiba o que causa e quais são os tratamentos

O que é dor nas articulações? Também chamada de dor articular, ela é uma sensação de desconforto, dor ou incômodo em uma ou mais articulações do corpo. Além disso, as pessoas costumam descrever a dor nas articulações como desconforto, inflamação, sensação de queimação ou rigidez.

Quando falamos em articulações, acreditamos ser uma parte simples, mas, na verdade, elas são estruturas complexas incluindo, além das extremidades ósseas, cartilagem, membrana sinovial, ligamentos, tendões e bursas.

Quais são as causas para dores nas articulações?

Existem inúmeros motivos que podem causar dor nas articulações, incluindo alguns tipos de lesões ou doenças.

A artrite reumatoide é uma doença autoimune que causa rigidez, dor e inflamação nas articulações. A osteoartrite envolve o crescimento dos osteófitos – os famosos bicos-de-papagaio – e a degeneração da cartilagem de uma articulação.

Outro motivo para dor articular é a chamada bursite. A bursite nada mais é do que bolsas cheias de líquido que protegem e absorvem o impacto sobre as proeminências ósseas, permitindo que os músculos e tendões se movimentem livremente sobre o osso.

Algumas outras doenças como artrite reumatoide, lúpus, gota, hepatite A, B ou C, doença de Lyme, sarampo, caxumba e tantas mais também são capazes de provocar dor nas articulações.

Quando procurar tratamento?

Se você tiver febre não associada a sintomas de gripe, perda de peso não intencional, dor frequente nas articulações com pontos de extrema dor, é essencial buscar ajuda médica.

Como as causas podem ser várias, o tratamento segue a mesma linha, ou seja, varia de acordo com o que de fato está causando a dor. Por isso, é essencial listar todos os sintomas em uma possível consulta, prestar atenção ao histórico médico e não se omitir em nenhuma pergunta.

Mas há outra alternativa. O UC-II da Miligrama é responsável por manter as articulações saudáveis. Ele é um nutracêutico inovador que tem a função de diminuir o desgaste nas articulações, auxiliando a diminuir as dores nas articulações. Acesse nosso site e conheça um pouco mais desse incrível produto.