Postado dia
13/jan
Em
Desempenho Físico
Veja como é fácil aproveitar o novo ano para começar a fazer exercícios na academia
Toda virada de ano é um novo convite para restabelecer ou criar metas para a nossa vida. Não é diferente com a saúde: sabemos que tanto a da mente quanto a do corpo são importantíssimas.
Para você que escolheu 2022 para cuidar do seu corpo e quer saber como começar na academia, confira nossas dicas e se organize agora mesmo!
Exercícios são para todos
Antes de falar da academia em si, é importante fazer uma distinção e deixar claro que os exercícios físicos podem e devem ser feitos por qualquer um.
Treinos ao ar livre, yoga, pilates, esportes… Todas essas formas de se exercitar são válidas, e não é necessário fazer apenas “para emagrecer” ou “para ganhar músculos”, mas sim pela saúde.
O grande diferencial da academia, em si, é que é um ambiente completamente preparado para a prática de exercícios. Isso ajuda quem está iniciando a conhecer o corpo, o ritmo e os variados tipos de treino, dietas, etc.
Vamos às dicas e veja como é fácil começar.
Como começar na academia?
1. Escolha da academia
A resposta mais fácil para essa pergunta é: escolha uma e vá se matricular. Mas, com tanta oferta, é preciso já começar com cuidado.
Existem muitas academias, mas nem todas contam com a disponibilidade de horários, equipamentos e profissionais que um iniciante precisa.
O ambiente da academia é importantíssimo para que nos sintamos bem ao começar. Por isso, conte com recomendações profissionais e de amigos.
2. Avaliação física
Com a academia ideal escolhida, é hora de começar de verdade. E ainda não estamos falando de exercícios, mas sim da avaliação física.
Essa etapa é importantíssima para que o profissional da academia te oriente corretamente. Nessa avaliação, são medidos massa, índice de gordura corporal, índice de massa magra, etc.
Todas essas informações serão úteis para montar um treino correto, compatível com a sua ideia.
3. Frequência
Quantas vezes você pode ir à academia? Essa pergunta também pode ser feita de outra forma: quantas vezes você deve ir à academia?
Além da sua própria rotina, a resposta precisa considerar a própria análise física e a orientação profissional.
Para iniciantes, é comum começar devagar. Fique tranquilo: nenhuma academia vai te exigir algo que você não está acostumado ainda.
O ritmo faz parte do processo, e a frequência pode ir mudando conforme sua evolução.
4. Alimentação
O bem estar físico está sempre acompanhado de um bom consumo de nutrientes.
Por isso, a melhor forma de começar na academia é já aliar logo de início a uma nova dieta. Calma: dieta não quer dizer por si só uma mudança radical no que você come.
A dica é consultar um nutricionista, que usará sua avaliação física e outras informações para te indicar uma rotina alimentar tranquila e viável, de acordo com seu perfil e objetivo.
A ideia não é dificultar as coisas, mas sim potencializar logo de cara os benefícios da academia.
5. Roupas leves
Para encerrar, uma dica básica mas muito importante: para fazer academia, é preciso usar roupas leves e tênis.
De início, use leggings, shorts e regatas, e um tênis que tenha amortecimento e seja ergonômico.
Com o tempo, você pode investir em roupas mais “profissionais”, próprias para a prática de exercícios.
Pronto! Viu só como começar na academia é fácil? Para te ajudar a ter disposição na hora de começar os exercícios, conte com o Pro Cutting 30 doses da Miligrama! Esse suplemento termogênico é ideal para auxiliar na redução da gordura corporal, na definição muscular e principalmente no aumento da energia. Confira no site da Miligrama toda nossa linha de produtos para desempenho físico.