Higiene é fundamental para evitar a transmissão da doença 

A pandemia do coronavírus está causando apreensão no mundo inteiro. A doença está se espalhando rapidamente pelo planeta e o número de casos não para de subir.  

Pensando na sua saúde e na dos seus familiares, a Farmácia Miligrama separou 5 dicas para você se proteger do novo coronavírus. Confira na sequência! 

1.Evite tocar o seu rosto  

Colocar as mãos no rosto é muito comum, mas o costume deve ser evitado a todo custo. Em média, uma pessoa pode tocar a própria face 23 vezes em apenas uma hora. A maioria dos toques acontecem na boca, nariz e nos olhos, portas de entrada do vírus para dentro do corpo. 

2.Lave as mãos 

Além de parar de tocar o rosto, é preciso garantir que suas mãos estejam limpas. Esfregue-as com água corrente e sabão por ao menos 20 segundos, durante vários momentos do dia. Para complementar os cuidados, use álcool em gel 70% para eliminar qualquer traço do vírus. 

3.Cuidado ao espirrar ou tossir 

Para garantir que o vírus não se espalhe ainda mais rápido, é preciso fazer a sua parte. Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a melhor maneira de fazer isso é utilizando lenços descartáveis.  

Se você não tiver lenços, dobre seu braço e espirre em seu cotovelo. Lembre-se de limpar suas mãos e braços na sequência e evite a transmissão do coronavírus.  

4.Fique longe das pessoas  

A melhor maneira de impedir a proliferação da doença é evitar o contato com outras pessoas. Verifique a possibilidade de trabalhar ou estudar em casa e evite aglomerações.  

Se precisar sair, interaja com as pessoas de longe, mantendo ao menos um metro de distância. Esse espaço é fundamental para evitar a transmissão da doença, que pode acontecer através de um simples espirro.  

5.Seja responsável 

Mesmo com todas as medidas de prevenção, é possível que você ou algum conhecido tenha se contaminado. Portanto, o mais importante neste momento é manter a calma e pensar nas pessoas ao seu redor.  

Ao perceber os sintomas da doença, busque ajuda médica imediatamente. Desta forma as autoridades da saúde pública conseguem agir para que você fique bem e não transmita o coronavírus para outras pessoas. 

Aproveite para colocar estes conhecimentos em prática e proteger as pessoas que você mais ama!