mulher jovem com acne hormonal

Fases da vida são os principais motivadores da acne hormonal. Saiba mais sobre esse problema e conheça seus tratamentos! 

A acne hormonal é um problema grave, que não interfere apenas no visual, mas também na saúde da pele. Por isso, entender suas causas e iniciar o tratamento o mais rápido possível é fundamental. Quer saber mais sobre o assunto? Então confira 5 itens imperdíveis que a Farmácia Miligrama preparou a seguir! 

1. A acne hormonal é normal

Toda vez que há um aumento dos hormônios andrógenos no corpo, pode aparecer a acne. Isso porque, quando esse processo ocorre, o organismo produz mais sebo, fator que pode resultar nas temidas espinhas.  

Portanto, não perca a cabeça tentando evitar o aparecimento desse problema e foque nos cuidados preventivos e tratamentos disponíveis.  

2. Diferentes fases da vida podem desencadear o problema

A elevação ou queda dos hormônios andrógenos pode acontecer nas seguintes fases da vida: 

  • Puberdade: Nessa fase os níveis de testosterona se elevam em meninos e meninas, resultando em uma pele extremamente oleosa; 
  • Gravidez: Alterações bruscas nos hormônios estrogênio e progesterona são muito comuns durante a gestação. Por isso, é comum que muitas gestantes sofram com as espinhas; 
  • Menopausa: Graças à queda de estrogênio também é possível que mulheres maduras sofram com a acne. 

3. Acne hormonal e menstruação

Muitas mulheres também sofrem com a acne durante o ciclo menstrual. Isso acontece porque ao buscar um equilíbrio hormonal durante o período, o organismo acaba produzindo mais sebo na pele. 

O problema é mais comum quando a menstruação está perto de acontecer e faz com que as espinhas no rosto apareçam. 

4. Bons hábitos reduzem o problema

Você sabia que uma rotina de skincare pode ajudar a tratar o problema? Além disso, a prática de atividades esportivas e uma alimentação saudável também contribuem positivamente para a aparência da sua pele.  

Portanto, deixe de lado o açúcar e a gordura em seu cardápio, que podem acabar piorando a acne. 

5. Tratamentos para acne hormonal

Existem diversas maneiras de tratar esse incômodo problema. Tratamentos orais, combinados à cremes ou cápsulas são algumas das opções disponíveis. Se você preferir, também é possível tratar a acne de maneira menos invasiva, com uma alternativa homeopática

Além disso, também é possível controlar os efeitos da acne hormonal com a utilização de um anticoncepcional. Para esse tratamento, no entanto, é importante consultar um ginecologista.  

Gostou de conhecer mais sobre a acne hormonal e seus tratamentos? Então aproveite para acessar o site da Farmácia Miligrama e confira as nossas soluções para uma vida mais leve e saudável!