Postado dia
17/set
Em
Qualidade de Vida

Confira a seguir os sintomas, causas e tratamentos da gordura no fígado, também conhecida como esteatose hepática!
Responsável pela filtragem do sangue e pela eliminação de toxinas, o fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Localizado no abdômen, logo acima do estômago, o órgão também é capaz de produzir colesterol, bile e proteínas.
Mas você já ouviu falar sobre gordura no fígado? Para conhecer mais sobre essa doença crônica, confira o material que a Farmácia Miligrama preparou a seguir.
O que é gordura no fígado?
A esteatose hepática, gordura hepática ou gordura no fígado, é uma doença crônica caracterizada pela infiltração de triglicerídeos nas células do órgão. O quadro pode originar esteato-hepatite, um processo de inflamação que, quando não tratado, pode levar à cirrose.
Quais os sintomas de gordura no fígado?
Considerada uma enfermidade silenciosa, essa condição não costuma apresentar sintomas. Porém, uma das principais características da doença é o aumento no tamanho do órgão. Em alguns casos, pacientes relatam também dores na área superior do abdômen e fadiga.
No entanto, com a progressão da esteatose hepática, alguns sintomas costumam ser rotineiros, entre eles: inchaço no abdômen, amarelamento da pele e olhos, perda de apetite e cefaleia.
Quais as causas desse problema?
Existem duas causas principais que originam a gordura no órgão. São elas:
- Esteatose hepática alcoólica: causada pelo consumo de álcool em excesso.
- Esteatose hepática não alcoólica: tem como principal causa o sobrepeso, mas também pode ser originada a partir de quadros como hepatites B e C, colesterol ou triglicerídeos altos, diabetes e inflamações crônicas no fígado.
Como eliminar a gordura do órgão?
Entre as principais medidas para o tratamento de gordura no fígado, estão: emagrecimento, adoção de uma dieta hipocalórica, diminuição do consumo de bebidas alcoólicas e prática de atividades físicas.
Além disso, para auxiliar na eliminação da gordura, também é importante incorporar grupos de alimentos específicos em sua dieta, como:
- Nutrientes colina e betaína, presentes em alimentos como a beterraba, o espinafre e os ovos;
- Fontes de fibra como lentilha, chia, arroz, aveia, quinoa, alface, rúcula, agrião e soja.
Quais são os remédios para gordura no fígado?
A Farmácia Miligrama conta com uma fórmula específica para auxiliar no tratamento e na redução da gordura no fígado: a Fórmula para Esteatose Hepática. Sua formulação conta com:
- Silimarina, reconhecida por sua atividade anti-hepatotóxica;
- Morosil, que possui ampla gama de benefícios, proporcionando melhora significativa do acúmulo de gordura no fígado e redução nos níveis sanguíneos de triacilgliceróis;
- Vitamina E, capaz de reduz a destruição dos hepatócitos, auxiliando na diminuição da progressão da doença;
- Boldo: responsável pelo aumento na secreção da bile, uma substância produzida no fígado para auxiliar na digestão de gorduras;
- E demais ativos.
Gostou de saber mais sobre a gordura no fígado, seus sintomas, causas e tratamentos? Então continue acompanhando o blog da Miligrama para outros conteúdos como este!