Postado dia
14/mar
Em
Qualidade de Vida
Confira 5 dicas para aprender a proteger a pele dessa estação de transição, mais fria e seca
Cada estação do ano exige um tipo de cuidado com nosso corpo, nossa saúde e, é claro, nossa pele. Se engana quem acha que só o calor intenso do verão e o frio do inverno afetam a saúde da pele: a primavera e também o outono exigem alguns cuidados. Confira!
Características do outono
O outono começa entre 20 e 21 de março, e vai até 20 ou 21 de junho no Hemisfério Sul.
É caracterizada por uma estação de transição que, como vem logo após o verão, é o primeiro contato com as temperaturas mais frias no ano.
Além disso, o outono também tem como padrão o clima mais seco, com menos chuvas e umidade no ar.
5 cuidados com a pele no outono
As características dessa estação influenciam diretamente na nossa pele. Isso porque o tempo seco faz, também, a pele ficar mais seca.
Isso pode ser um problema ainda mais grave para quem tem a pele mais sensível ou a pele seca.
Confira os cuidados necessários para essa estação!
1. Hidratação
Como o clima está seco, é importantíssimo compensar esse fato hidratando o nosso corpo e a nossa pele.
Por isso, lembre-se de beber bastante água. Essa hidratação de dentro para fora vai beneficiar não só a pele, mas também a saúde de todo o corpo.
Para o caso específico da pele, a solução é o uso de hidratante, sempre após a limpeza da pele. Prefira produtos de qualidade, com ingredientes como óleos vegetais, vitaminas e ácido hialurônico.
Lembre-se que o hidratante deve levar em consideração o seu tipo de pele. Outro fator importante é que o hidratante de rosto deve ser um específico, e não o mesmo utilizado para o corpo.
E não se esqueça da hidratação dos lábios também!
2. Proteção solar
É isso mesmo: o verão passou, mas o cuidado com os raios de sol não. O filtro solar deve estar sempre na bolsa ou na mochila, já que a exposição solar em excesso pode apresentar graves riscos para a saúde da nossa pele.
3. Alimentação (foco na vitamina C)
Os dias mais frios podem acabar estimulando uma alimentação menos regrada e mais gordurosa. Procure manter uma rotina de alimentação equilibrada, apostando ainda mais na vitamina C.
Esse nutriente, conhecido por estar na laranja e em outros cítricos, ajuda a combater os raios solares, equilibra a pigmentação da pele e ajuda também na produção de colágeno.
Além de tudo, ajuda a evitar resfriados causados pelo clima de outono.
4. Oleosidade da pele
Sim, a oleosidade da pele é importante para o outono, bem como para todas as épocas do ano. Os óleos naturais da nossa pele, em quantidade normal, são responsáveis por manter a pele saudável, protegida e hidratada.
O outono, no entanto, traz uma ameaça à oleosidade natural: os banhos quentes. A água em altas temperaturas remove os óleos naturais, o que contribui para o ressecamento da pele.
Por isso, prefira banhos com temperaturas mais mornas durante o outono.
5. Esfoliação
A pele naturalmente se renova, e nesse processo a nova pele fica exposta e com maior capacidade de absorção da hidratação.
Por isso, aproveite o período seco e mais frio do outono para esfoliar a pele e remover as células mortas.
É importante não esfoliar a pele de forma excessiva – converse com sua dermatologista para saber de quanto em quanto tempo você deve fazer esse processo na sua pele.
Gostou das dicas? Acesse o blog da Miligrama para conferir mais conteúdos como esse!