Quem tem artrose pode fazer atividade física?


Uma das doenças reumáticas mais comuns, a artrose, gera muitas dúvidas sobre a possibilidade ou não da prática de atividades físicas. Entenda

Você sabe o que é artrose? Uma das doenças reumáticas mais comuns, a artrose é um processo que envolve a degeneração da cartilagem.

Quando a doença está em seu início, é possível sentir a aspereza da cartilagem durante a fricção. Em um estágio avançado, o atrito ocorre entre os ossos, causando seu desgaste.

O que causa a artrose?

Além da idade avançada, período comum em que a artrose tende a aparecer, existem outros fatores que podem contribuir para o surgimento desta enfermidade.

Dentre os mais comuns estão a obesidade e a falta de exercício físico ou excesso de atividades físicas de alto impacto, além de fatores hereditários.

Vale ressaltar que qualquer articulação pode ser afetada pela artrose, sendo sua incidência maior nos joelhos, quadris, dedos, mãos, coluna lombar e cervical.

A atividade física pode ajudar?

É importante dizer que a artrose não tem cura e não há nenhum tratamento que regrida a doença. Contudo, há uma saída para minimizar os sintomas como a dor e a rigidez nas articulações dos joelhos e quadris: a prática de atividades físicas.

Ao contrário do que muita gente acha, as atividades físicas para quem tem artrose não são um malefício, muito pelo contrário. Desde que acompanhados por um profissional capacitado, os exercícios podem ajudar a minimizar os sintomas.

Musculação

Uma das atividades mais comuns, a musculação é uma ótima saída. Ela contribui para a manutenção e o desenvolvimento da força muscular.

Esse tipo de exercício é muito importante para tornar os músculos mais fortes, pois eles ajudam a apoiar e dar proteção para as articulações no dia a dia.

artrite

Simulação cotidiana

Exercícios que simulam o cotidiano do paciente, como subir escadas, levantar da cama, agachar e tantas outras atividades são extremamente importantes, pois ajudam na manutenção dos movimentos realizados normalmente pelas articulações.

Além disso, esse tipo de atividade auxilia a suavizar a rigidez e na manutenção e melhoria da flexibilidade.

Aeróbicos

Os exercícios aeróbicos são ótimos para aumentar a resistência, controlar peso e aumentar o condicionamento cardiovascular.

É importante que essa e as demais atividades sejam prazerosas e de baixa intensidade.

De fato, quem tem artrose pode sim praticar atividades físicas, desde que sejam acompanhadas por profissionais e que estejam de acordo com as necessidades do paciente.

Além disso, para ajudar nesse momento, você pode utilizar o B2Cool, um manipulado natural da Miligrama que promove a redução da inflamação, diminuindo inchaço e dor nas articulações, promovendo maior flexibilidade, mobilidade e melhorando a qualidade de vida de quem sofre com artrose.

Acesse nosso site e conheça mais desse produto incrível!