Na imagem, aparece uma idoso fazendo alongamento

Por que os idosos devem praticar exercícios físicos? Segundo IBGE, mais de 14% da população brasileira, está na terceira idade, ou seja, tem mais de 60 anos. Nesse sentido, o número mostra a necessidade de aumentar a qualidade de vida! 

Por isso, conseguir manter uma rotina de exercícios diários é muito importante nessa fase da vida, pois auxilia na prevenção de muitas doenças. Além de promover o bem-estar geral, e melhorar a saúde física e mental, também ajudam na autonomia diária.

Porém, é muito importante passar por exames antes de iniciar qualquer tipo de atividade nova, para evitar algum tipo de lesão muscular ou óssea que atrapalhem a mobilidade. Bem como verificar a existência de qualquer tipo de problema cardíaco que impede uma atividade de maior intensidade.

Para os brasileiros com mais de 60 anos é indicado escolherem atividades de baixo impacto e que tenham como objetivo desenvolver flexibilidade, força muscular e equilíbrio. Outro ponto importante é optar por exercícios que o permitam criar vínculos e fazer amizades.

Quais exercícios físicos são mais adequados para os idosos?

1- Caminhada

É um dos exercícios mais seguros e não exige nenhum tipo de nova habilidade. Essa atividade ajuda a controlar a pressão arterial, reduzir os níveis de colesterol e melhorar a qualidade do sono. Além de aumentar a energia e melhorar o tônus muscular.

2 – Alongamentos

Alongar-se diariamente consegue ajudar no controle das dores de origem muscular, equilíbrio e flexibilidade. É uma atividade que pode ser realizada em grupo ou sozinho, além de ser altamente indicada para idosos com limitações de mobilidade.

3 – Hidroginástica

As atividades na água, de modo geral, melhoram os sistemas cardiovascular e respiratório e a coordenação motora. Ainda, conseguem fortalecer a capacidade aeróbica e a força muscular. Só que sem mostrar grandes riscos de lesões articulares ou de tendões, já que a água diminui o impacto da atividade.


Tudo o que você precisa saber sobre herpes labial

Veja os sinais estéticos de que a sua saúde não está bem


4 – Musculação

Depois dos 50 anos já é comprovado que a capacidade de força muscular fica reduzida. Por isso, fazer musculação é essencial para manter a quantidade de massa magra corporal. Além de melhorar a flexibilidade e reduzir as dores causadas pela artrose e osteoporose. 

5 – Pilates

É a atividade mais indicada para a terceira idade, pois todos os exercícios são feitos usando o peso do próprio corpo. Isso diminui a pressão entre as articulações e ajuda a alinhar a postura. O pilates consegue também diminuir o risco de desenvolver doenças como o diabetes, obesidade e hipertensão arterial.

Interessante, não é mesmo? Após consultar o seu médico, aproveite as opções de suplementos e vitaminas que a Miligrama Farmácia de Manipulação tem para ajudar nos exercícios. O Articulemax, por exemplo, auxilia na proteção, regeneração das articulações e controle da dor. Também tem opções para ganho de massa muscular, outros que ajudam na recuperação pós-treino, outros que dão força e energia e muito mais.