criança com apetite comendo

Apesar de comum, a falta de apetite entre os pequenos precisa ser investigada

Populares no vocabulário infantil durante as refeições, frases como “não quero” e “não gosto” fazem com que pais de todo o mundo reúnam preocupações quanto à saúde de crianças das mais diversas idades. A rejeição de alimentos e diminuição do apetite, apesar de comuns, são comportamentos que exigem atenção, uma vez que podem ser sintomas de enfermidades graves.

Para conhecer alguns dos principais motivos da falta de apetite entre crianças, confira o material que a Miligrama preparou a seguir.

Distração à mesa

Crianças são naturalmente menos focadas em tarefas do dia a dia que adultos. Por esse motivo, na hora das refeições é importante diminuir ao máximo as distrações ao redor dos pequenos. O uso de dispositivos como celulares e tablets, assim como manter televisores ligados, pode atrair a atenção das crianças e fazer com que o apetite se perca em meio a tantos estímulos externos.

Para as crianças em idade escolar, a fase de socialização também pode acarretar a falta de apetite, uma vez que o momento de alimentação parece menos atraente que brincadeiras, conversas e atividades com os amigos.

A dentição pode refletir no problema

Apesar de adoráveis, a fase das “janelinhas” pode ser sinônimo de muito incômodo e dor entre as crianças. A troca dos dentes de leite pela dentição permanente torna mais difícil a mastigação dos alimentos e, por esse motivo, pode refletir na diminuição do apetite dos pequenos.

O desenvolvimento do paladar

É durante os primeiros meses de introdução alimentar que as crianças desenvolvem o paladar para sabores, ou seja, descobrem quais alimentos consideram gostosos ou não. Por esse motivo, nos primeiros anos de vida os pequenos comumente rejeitam uma série de alimentos.

Nesse momento, é importante que sejam oferecidas refeições saudáveis e variadas, estimulando os melhores hábitos alimentares que serão seguidos nos próximos anos.  

Falta de apetite pode ser sintoma de doenças

Diversas enfermidades podem ter como sintoma a diminuição do apetite infantil. Confira algumas delas:

  • Amigdalite;
  • Gripes e resfriados;
  • Infecções virais e bacterianas;
  • Apendicite aguda;
  • Depressão, ansiedade e outros transtornos psicológicos.

Melhorando o apetite infantil

Algumas estratégias simples podem auxiliar na melhora da alimentação e no aumento da fome dos pequenos. Crie uma rotina, estipulando sempre os mesmos horários para refeições. Deixe alimentos muito gordurosos fora da dieta, evite distrações durante a alimentação e ofereça pratos e talheres do tamanho adequado para os pequenos.

Além disso, o Floral Kids para Falta de Apetite é uma excelente opção para quem busca melhorar a alimentação das crianças. O tratamento natural é composto por:

  • Wild Oat, um floral indicado para ausência de apetite causada por ansiedade;
  • Olive, um floral indicado para ausência de apetite por estafa, cansaço, esgotamento físico e mental;
  • Wild Rose, um floral indicado para falta de apetite por falta de interesse.

Gostou de conhecer mais sobre os principais motivos para a falta de apetite entre crianças? Então continue acompanhando o blog da Miligrama e não perca mais conteúdos como este!