envelhecimento precoce da pele

Saiba as causas e as melhores dicas para prevenir o envelhecimento da pele antes da hora 

Dentre os cuidados com a nossa beleza e saúde, o bem estar da pele é um dos mais importantes. Em muitos casos, o problema começa desde cedo com o envelhecimento precoce da pele. Saiba tudo sobre essa condição e como evitá-la. 

O que é o envelhecimento precoce da pele?

Como já diz o nome, trata-se de quando o processo de envelhecimento dos tecidos da pele (que é natural) é acelerado como uma reação a diversos fatores. 

Características do envelhecimento da pele

É comum, dentre os sintomas ou características do envelhecimento precoce da pele, o surgimento de: 

  • Rugas 
  • Linhas de expressão  
  • Manchas escuras 
  • Flacidez 
  • Olheiras 

O que causa o envelhecimento precoce da pele?

São várias as possíveis causas deste processo. As principais são a radiação solar e a poluição, mas também há outros fatores. 

Radiação solar

Quando falamos de radiação solar, estamos falando da exposição ao sol sem o uso de protetor solar. 

Poluição

A poluição, por sua vez, impacta diretamente no aumento dos radicais livres, potencializando chances de processos inflamatórios causarem os sinais de envelhecimento na pele – além, é claro, de favorecer a aparição de cravos e espinhas na pele. 

Má alimentação

Outro fator que causa o envelhecimento precoce da pele é a má alimentação. Como toda parte do corpo, a pele é fortalecida com o consumo de nutrientes e uma alimentação balanceada. 

O exagero de açúcares causa na pele a glicação, um processo no qual as moléculas de açúcar se ligam ao colágeno, tornando-o enrijecido e fazendo com que ele perca sua função. 

Álcool e fumo

O tabagismo e o consumo em excesso de álcool contribuem para desidratar a pele, destruindo as fibras de colágeno e, assim, proporcionando o envelhecimento precoce da pele. 

Como evitar o envelhecimento precoce da pele?

Como dissemos, o envelhecimento da pele é um processo natural. Mas, com as dicas corretas, é possível evitar que este processo aconteça de forma precoce. 

Confira as dicas! 

Use protetor solar

O filtro solar é fundamental para cuidar da pele (não só do rosto, mas do corpo inteiro). Grande parte do nosso país recebe sol forte o ano todo, e por isso é importante criar o costume de usar protetor solar não só na praia ou na piscina. 

Tenha com você o protetor solar adequado para o FPS da sua pele, para manter a pele protegida e evitar o envelhecimento precoce. 

Alimente-se bem

Como já falamos, a má alimentação é um fator de risco para diversos problemas, e não é diferente com a pele. 

Não é necessário ter dietas malucas: a famosa alimentação balanceada, rica em vitaminas, já é mais do que suficiente para proteger a pele dos radicais livres e da oxidação. 

Na dúvida, converse com uma nutricionista e invista em alimentos específicos com ação antioxidante, como cenoura, beterraba, laranja, entre outros. 

Hábitos saudáveis

Nem é preciso dizer que os bons hábitos estão diretamente ligados à qualidade da nossa pele. Por isso, evite consumir álcool em quantidades excessivas, e procure evitar fumar. 

Tratamentos de pele

Os tratamentos, sejam com produtos ou procedimentos, não são indispensáveis ou obrigatórios. 

Cada caso é um caso, e deve ser avaliado por um dermatologista. 

Os fármacos manipulados são ótimas opções para tratar casos específicos, e podem ajudar a melhorar a elasticidade da pele, reduzir marcas de expressão, entre outros. Acesse o site da Miligrama para conhecer nossas opções! 

Gostou das dicas? Clique aqui e vá para o nosso blog para ter acesso a muitos outros conteúdos como esse.