Por que a pele fica oleosa durante o dia?

pele_oleosa

Você sabia que nem sempre a pele oleosa é resultado de maus cuidados com a região? Entenda as causas e como se proteger deste problema.

A pele oleosa é causada pelo excesso de produção de sebo pelas glândulas sebáceas e acarreta na maior propensão ao surgimento das espinhas e dos cravos. Atinge em sua grande maioria as mulheres jovens – cerca de 90% dos casos acontecem em pessoas desse perfil.

Pele oleosa: como acontece

A pele elimina quantidades pequenas de gordura, porém de maneira contínua, que formam junto com o suor uma película que cobre e protege a camada córnea, contribuindo para sua coesão, lubrificação e para a proteção da pele.

Quando as glândulas sebáceas produzem mais sebo do que o necessário, a pele se torna gordurosa, com o aspecto oleoso, principalmente nas regiões do nariz, queixo e bochechas.

Além disso, algumas doenças podem estar diretamente ligadas a este problema, como é o caso da acne, rosácea, dermatite seborreica e a hiperplasia sebácea.

Por que é mais perceptível durante o dia?

A oleosidade da pele pode depender da constituição genética do indivíduo ou de desequilíbrios hormonais ocasionais. Entretanto, fatores externos podem auxiliar neste processo, principalmente quando estamos expostos ao sol, mudanças climáticas e locais de trabalho muito quentes ou mal ventilados.

Quais são os cuidados necessários?

Manter uma boa higiene é fundamental, antes de qualquer coisa. Além disso, escolher produtos que auxiliem na proteção e cuidados da pele é essencial.

O Normaderm Adstringente da Vichy, que você encontra na Miligrama, é ótimo para eliminar o excesso de oleosidade e impurezas da pele. Ele contrai os poros e deixa o relevo da pele mais regular, reequilibrando o pH da pele.

Em casos mais severos, como das doenças citadas anteriormente, é essencial procurar a orientação de um dermatologista, para que dessa forma, possa ser passado um tratamento adequado para cada situação.