Por que as articulações estalam?

articulacoes

Os estalos não são necessariamente sinais ruins, mas se vierem acompanhados de dor, precisam ser avaliados por um médico.

Você provavelmente já ouviu uma variedade de sons que suas articulações fazem, certo? Estouro, estalo, crepitação e às vezes as juntas parecem até se desencaixar. Os locais mais comuns que estalam são as os dedos, joelhos, tornozelos, costas e pescoço.

Você sabe o motivo das articulações estalarem?

Superfícies ásperas

As articulações fazem sons causados pela perda de cartilagem lisa e devido à rugosidade da superfície articular, que começa a crepitar. Esse processo é chamado de condropatia e, em alguns casos, pode evoluir para um desgaste articular, provocando dor na região.

Movimentos

Quando uma articulação se move, é normal que algumas vezes ela acabe mudando o curso de algum tendão ou ligamento, dependendo da angulação. Nesse momento, você pode ouvir algum estalo quando o tendão retorna a sua posição de origem. Isso normalmente acontece nos joelhos e tornozelos.

Gases/vácuo

O líquido sinovial (encontrado nas cavidades articulares) age como um lubrificante nas articulações e contém gás oxigênio, nitrogênio e o dióxido de carbono. Quando o indivíduo estala ou dobra uma articulação, acaba esticando a cápsula articular. Nesse caso, o gás é liberado rapidamente e se formam bolhas que, ao serem “estouradas” novamente a partir do estalo, provocam o som.

Eles são prejudiciais?

Os estalos, mesmo altos e frequentes, não representam danos graves nas articulações, entretanto é preciso ter cuidado. Caso você estale com muita frequência diversas regiões do corpo, pode ser que futuramente isso venha a causar algum dano ao tecido mole da articulação.

Porém, se ao estalar voluntária ou involuntariamente o corpo, você sente dor nas articulações, é preciso procurar um médico especialista, pois pode ser um problema maior e requer tratamento específico.

A Miligrama pode ajudar a deixar suas articulações sempre fortes, sabia disso? O manipulado natural UC-II 40mg é um nutracêutico inovador que tem a função de diminuir o desgaste nas articulações, deixando-as sempre saudáveis e promovendo maior mobilidade e flexibilidade. Gostou? Acesse nosso site e compre já o seu!