O que comer antes do treino

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Dúvida comum entre os praticantes de atividades físicas, o que ingerir no pré-treino influencia diretamente no seu rendimento.

Você provavelmente deve saber que perder gordura e ganhar músculos está diretamente associado não só à prática de atividades físicas, mas também com a sua alimentação durante o dia.

O segredo não está apenas no déficit calórico diário (quando ingerimos menos calorias do que nosso organismo gasta), mas também na qualidade dos alimentos que consumimos e nos momentos que escolhemos ingerir os macronutrientes (carboidrato, proteína ou gordura).

Afinal, o que comer antes do treino?

Tudo depende do tipo de exercício físico que você pratica. Não existe uma regra geral que consiga se enquadrar em todas as modalidades. Cada uma tem a sua forma distinta de recrutar energia do nosso organismo.

Carboidratos de fácil digestão

Segundo os variados estudos já realizados sobre o assunto, geralmente a ingestão de carboidratos antes do exercício demonstra-se ser benéfica para melhorar o desempenho durante a atividade física. Eles auxiliam na redução da exaustão no treino, assim como aumentam e também preservam as reservas de gligogênio do músculo e do fígado.

A maior evidência demonstrada nos últimos estudos, apontam que consumir essa substância, entre 2-6 horas de antecedência ao exercício, acaba sendo mais efetivo que a ingestão imediatamente antes do treino.

Alimentos como a mandioca, batata doce, tapioca e frutas, são exemplos excelentes por serem de fácil digestão e podem auxiliar você em seu treino.

Proteínas

As proteínas são importantes para a recuperação e a manutenção dos músculos. Porém, é importante consumi-las em uma quantidade moderada logo antes do treino, pois elas apresentam um tempo maior de permanência no estômago e podem ocasionar uma sensação de plenitude (quando você se sente cheio) que atrapalharia o seu desempenho.

Sem contar, que a ingestão de qualquer macronutriente em excesso pode andar na contramão da perda de peso. Lembrem que a conta sempre tem que fechar no fim do dia, comer mais do que se gasta, faz os nossos estoques (gordurinhas) aumentarem.

Alimentos como ovos, atum e frango são algumas das proteínas mais indicadas nos pré-treinos. Vale salientar que muitas pessoas realmente não conseguem realizar grandes refeições antes de um exercício intenso de força, e preferem recorrer aos shakes de proteína, os famosos Whey, o que também é uma opção interessante.

Esqueça as fibras

As fibras são super importantes em nossa alimentação, porém antes do treino não é recomendado comê-las. Isso porque elas atrapalham a absorção dos carboidratos – precisamos de energia rápida e é o carboidrato que nos fornece isso – e podem causar desconfortos gastrointestinais.

Evite gorduras em excesso

Apesar de na prática, conhecermos vários praticantes de atividades físicas, que chamamos de ceto-adaptados (que já estão há um bom período priorizando a ingestão de gorduras durante o dia) e que possuem uma ótima utilização desse macronutriente como forma de energia, não podemos dizer que é uma regra geral, e realmente vai depender da individualidade de cada organismo.

Manteiga, óleos e creme de leite devem ser evitados no momento do preparo de qualquer alimento pré-treino. Como substituição, prefira o óleo de coco, pois ele possui uma absorção muito mais rápida e ainda garante efeito termogênico.

Suco de beterraba

Ultimamente a beterraba tem ganhado muita atenção no meio acadêmico da nutrição esportiva, por ter uma habilidade em melhorar a performance dos atletas. Isso tudo por ela possuir uma alta concentração de nitrato, que pode ser convertido em óxido nítrico no estômago, e após ser absorvido no intestino proporciona uma melhora da vasodilatação, aumentando a quantidade de sangue e de oxigênio que chega nos músculos.

O uso do suco (contendo entre 100 a 450g do ingrediente) é mais indicado em praticantes de atletismo e natação por exemplo, ou até para iniciantes na vida esportiva, que ainda apresentam baixa capacidade respiratória durante o exercício

Com essas dicas de alimentação, certamente você poderá potencializar o seu treino e garantir melhores resultados. Não se esqueça de tomar muita água antes e durante o treino, pois é extremamente necessário e importante estar bem hidratado durante a atividade!

Além de manter uma alimentação adequada no pré-treino, existe ainda o Lipo-X da Miligrama, uma fórmula termogênica desenvolvida por nosso Cientista Farmacêutico Gabriel Kaminski que auxilia na eliminação da gordura corporal, melhora a definição muscular e aumenta a disposição física para a prática de exercícios. Acesse nosso site e compre já o seu.

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