5 truques para melhorar a memória

memoria

É importante estimular nosso cérebro para que nossa memória esteja sempre ativa.

Quando vemos alguém contando alguma história de anos atrás nos mínimos detalhes, ficamos impressionados com o fato, não é mesmo? Muitas vezes, a gente mal se lembra o que comeu no almoço, e situações assim podem expor que nossa memória precisa de cuidados.

O cérebro é um órgão muito plástico. Em qualquer época da vida, é possível mudar a mente para retardar ao máximo o declínio cognitivo, que inevitavelmente acontecerá na velhice.

Por isso, que tal aprender alguns truques?

  1. Associação com imagem

Nosso cérebro lida melhor com imagens do que com informações abstratas, por isso tendemos a lembrar mais de uma aula prática do que apenas teórica.

Por exemplo, você pode associar uma informação necessária para se lembrar com uma imagem relacionada a amigos, família ou algo do seu interesse. Depois, basta criar situações em sua mente para fixar a informação, pois o cérebro entenderá melhor essa pequena história do que simplesmente uma ideia abstrata.

  1. Exercícios mentais

Apesar de simples, pequenos exercícios mentais auxiliam e são essenciais para manter uma mente saudável. Memorizar a ordem de um baralho, fazer palavras-cruzadas, aprender um novo idioma… Tudo isso faz com que a ocorra uma melhora na memória e nas funções cerebrais.

  1. Armazenamento

Somos expostos a vários tipos de informações todos os dias, e muitas vezes, isso acaba ficando solto em nossa mente, certo? Por isso, seguindo a primeira dica, é importante saber separar bem as informações e associar com imagens em diferentes lugares.

Esse exercício de criatividade funciona como uma forma de organizar as informações em locais separados no cérebro. Por exemplo, ao relacionar algo importante com algum espaço, é importante que seja um local frequentemente visitado, pois é assim que seu cérebro tornará as informações mais acessíveis.

  1. Exercícios físicos

As atividades físicas são essenciais para que o cérebro funcione bem e consiga reter mais informações. Qualquer prática esportiva aumenta o fluxo sanguíneo do cérebro, promovendo crescimento dos neurônios e aumentando as conexões da região do hipocampo, responsável pela memória.

  1. Ômega 3

Além disso, contar com a ajuda de produtos manipulados é essencial para manter a memória ativa. O ômega 3 é um óleo de peixe, totalmente natural, com muitas propriedades benéficas à saúde, como por exemplo: redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos, melhora na concentração, na memória e habilidades motoras.

Que tal contar com esse excelente produto? Só na Miligrama, você encontra manipulados de qualidade com preço justo. Compre já o seu ômega 3